in

Gerenciador de pacotes Pacman permitirá downloads simultâneos

Isso deve acelerar todo o processo de instalação de programas.

Gerenciador de arquivos Pacman permitirá downloads simultâneos

O gerenciador de pacotes do Arch Linux, o Pacman versão 6.0, permitirá downloads simultâneos. A última atualização do gerenciador ocorreu há mais de um ano. Entre as novidades, encontramos algumas como a adição do algoritmo zstd que, comparado ao algoritmo “xz”, acelerou a compressão e descompactação dos pacotes, preservando o nível de qualidade.

Já em relação ao futuro desse recurso, o Pacman 6.0 entrou na fase alfa. Portanto, a próxima grande atualização que apresentará novos recursos excelentes.

versão alpha do Pacman 6.0 foi lançada há pouco, e os detalhes foram estão nesta postagem do blog de Allan McRae. Essa grande novidade deve economizar tempo, desde que nossa conexão com a internet seja boa e nos permita baixar arquivos grandes rapidamente.

Gerenciador de pacotes Pacman permitirá downloads simultâneos e versão 6.0 vai economizar tempo nas instalações

Gerenciador de arquivos Pacman permitirá downloads simultâneos

Para detalhar ainda mais, a novidade mais marcante que está para chegar com o Pacman 6.0 são os downloads paralelos. Como já explicamos, por poder baixar vários pacotes ao mesmo tempo, haverá uma expressiva redução no tempo de instalação. No entanto, isso depende totalmente da conexão de internet. Ela funciona bem em arquivos maiores?

Os usuários interessados em testar a versão futura do gerenciador de pacotes podem fazer isso. Basta abrir o terminal e digitar este comando:

pacman -U http://allanmcrae.com/packages/pacman-6.0.0alpha1-1-x86_64.pkg.tar.zst

No entanto, deve ficar claro que estamos falando de uma versão alpha. Assim, alguns problemas podem surgir. Portanto, não faça a instalação em equipamentos de produção. Na verdade, o próprio McRae alerta que pode haver problemas com os assistentes do AUR. Isso por causa das mudanças introduzidas na ABI. Existem também alguns problemas com o gerenciador de download. Entretanto, todos os bugs apresentarão uma correção antes que chegue a versão estável.

Do mesmo modo, se você quiser ver os downloads paralelos em ação, pode acessar este vídeo do desenvolvedor. Você também poderá vê-lo logo abaixo:

 

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Novo sistema de particionamento de cache do Chrome prejudica desempenho do Google Fonts

Novo sistema de particionamento de cache do Chrome prejudica desempenho do Google Fonts

como-instalar-o-gotop-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian-manjaro-arch-linux-kde-neon-opensuse-centos-e-red-hat-enterprise-linux

Como instalar o Gotop no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian, Manjaro, Arch Linux, KDE Neon, openSUSE, CentOS e Red Hat Enterprise Linux!