Gerenciador de senhas Dashlane agora é de código aberto

Este é considerado um dos melhores gerenciadores do mercado.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Em um movimento que surpreendeu a todos, o gerenciador de senhas Dashlane agora é de código aberto. Sendo assim, a empresa disponibilizou publicamente o código-fonte de seu gerenciador de senhas no GitHub.

Publicado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0, o código aberto se aplica aos aplicativos iOS e Android do Dashlane. A empresa diz que a decisão é tomada em nome da transparência e da confiança, e que os projetos serão atualizados quatro vezes ao ano – embora isso possa aumentar mais para frente.

A empresa Dashlane diz que os benefícios de publicar o código para seus aplicativos móveis são que qualquer pessoa pode auditá-lo. A empresa ressalta que quem estiver interessado também poderá explorar os algoritmos e a lógica por trás do software de gerenciamento de senhas em geral.

Gerenciador de senhas Dashlane agora é de código aberto

Embora o Dashlane diga que “ainda não está em condições de aceitar contribuições”, comentários sobre o código são bem-vindos.

Gerenciador de senhas Dashlane agora é de código aberto
Gerenciador de senhas Dashlane agora é de código aberto.

A empresa diz:

No futuro, pretendemos fazer com que colaboradores externos possam sugerir melhorias diretamente no GitHub. Mas isso também requer outro nível de organização interna.

Demos o primeiro passo para disponibilizar o código-fonte sabendo que este é apenas o começo da jornada e estamos ansiosos para compartilhar mais assim que pudermos. No entanto, você não poderá criar seu próprio Dashlane com este código – estamos compartilhando a receita, mas tivemos que deixar de fora alguns dos ingredientes que o tornam nosso.

Explicando o pensamento por trás de tornar público seu código de aplicativo, Dashlane diz:

Transparência e confiança fazem parte dos valores de nossa empresa e nos esforçamos para refletir esses valores em tudo o que fazemos. Esperamos que ser transparente sobre nossa base de código aumente a confiança que os clientes têm em nosso produto.

Também acreditamos em um mundo digital mais aberto, no qual os desenvolvedores possam participar e se conectar facilmente. Este é o nosso contributo para esta ambição e mais um passo nesse sentido.

Há também um benefício interno em compartilhar nossa base de código publicamente: isso força nossa equipe de engenharia a melhorar a qualidade do código, torná-lo mais limpo e garantir que seja legível. Não gostaríamos de compartilhar código do qual não podemos nos orgulhar, mesmo que todo código inclua algum nível de dívida de tecnologia e conteúdo legado.

Você pode encontrar o código para  Android e iOS na conta Dashlane GitHub.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.