Notícias

21/10/2021 às 14:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

GIMP 2.99.8 é outro passo em direção ao longo atraso GIMP 3.0

GIMP 2.99.8 é outro passo em direção ao longo atraso GIMP 3.0


O programa GIMP 3.0 como a porta GTK3 desta alternativa de código aberto ao Adobe Photoshop tem sido falado por quase uma década. Porém, mesmo depois de tanto tempo, o trabalho continua em andamento. No entanto, paraa dar um gostinho de que as coisas estão caminhando, os desenvolvedores anunciaram o lançamento do novo GIMP 2.99.8 como a versão de desenvolvimento mais recente.


Somando-se a todas as mudanças acumuladas na série GIMP 2.99, além das grandes e fundamentais, como o uso do kit de ferramentas GTK3 e o suporte ao Wayland, o GIMP 2.99.8 traz algumas mudanças mais interessantes como:

  • As ferramentas do tipo clone agora funcionam em várias camadas.
  • A sugestão de seleção agora é corrigida ao executar no Wayland.
  • Suporte para mais dispositivos de entrada e tablets de desenho para GIMP no Windows.
  • Suporte aprimorado para formatos de arquivo como JPEG-XL, bem como melhor Adobe Photoshop PSD. Também há suporte agora para arquivos PSB como arquivos PSD do Adobe Photoshop, mas permitindo largura / altura de até 300k pixels.
  • Aprimoramentos na API do plug-in.
  • Várias correções de vazamento de memória.

GIMP 2.99.8 é outro passo em direção ao longo atraso GIMP 3.0

GIMP 2.99.8 é outro passo em direção ao longo atraso GIMP 3.0

Quanto a quando o GIMP 3.0 finalmente aparecerá, não parece estar claro ainda, além do usual “quando estiver pronto”. O anúncio de lançamento do GIMP 2.99.8 observa,

Ainda estamos trabalhando duro para finalizar a porta GTK3, bem como o novo plug-in API. Cuidar das mudanças de tecnologia (Wayland no Linux e macOS em particular) atualmente também está causando um grande prejuízo em nossa eficiência de desenvolvimento, pois gastamos muito tempo consertando coisas que simplesmente quebram porque os sistemas subjacentes mudam. No entanto, estamos muito felizes de como as coisas evoluem, pois o futuro GIMP 3 está ficando cada vez mais incrível a cada dia, certo? 

Melhorias para Linux

Semelhante aos nightlies do instalador do Windows, o GIMP agora recebe um flatpak semanal, ou seja, um flatpak construído com código de desenvolvimento, totalmente automatizado, um trabalho iniciado por Ond?ej Míchal.

Instale o repositório “nightly” para obter nossas atualizações semanais com este comando:

flatpak install —user https://nightly.gnome.org/repo/appstream/org.gimp.GIMP.flatpakref

Se você instalou os repositórios stablebeta(versões de desenvolvimento) e master(semanais), sua área de trabalho verá apenas um deles por vez. Você pode selecionar exatamente qual versão ele vê e começar com o seguinte comando (por exemplo, selecionando stablecomo padrão):

flatpak make-current —user org.gimp.GIMP stable

Então, se stablefoi feito para ser o seu sabor padrão do GIMP , você pode executar as outras versões com o seguinte comando (por exemplo, os semanários):

flatpak run org.gimp.GIMP//master

Essas informações também estão disponíveis na página de downloads.

Downloads e para saber mais sobre a versão de desenvolvimento do GIMP 2.99.8 via GIMP.org.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.