GIMP revela o que fará com dinheiro de doação
Imagem: página oficial do GIMP no Facebook

Recentemente, noticiamos que Fundação GNOME recebeu uma doação de US $ 400 mil. Deste total US $ 100 mil irão para os desenvolvedores do GIMP. O objetivo é ajudar a melhorar seu programa de manipulação de imagens de código aberto que, para alguns, pode competir com a funcionalidade do Photoshop da Adobe. Assim, o GIMP revela o que fará com dinheiro de doação.

De onde vem a doação

Doações impulsionam projetos de software livre

A doação de US $ 400 mil chega ao GNOME graças à empresa Handshake.org. Depois de receber uma doação anônima de US $ 1 milhão no início deste ano, a GNOME Foundation anunciou  que recebeu uma generosa doação da Handshake. São mais US$ 400 mil para o desenvolvimento de projetos.

Handshake.org  é uma autoridade de certificação lançada recentemente e que possui um serviço de DNS peer-to-peer experimental. A empresa desenvolve um protocolo blockchain baseado em UTXO que gerencia o registro, renovação e transferência de domínios DNS. Ela repassou mais de dez milhões de dólares do lucro para outros projetos como a Apache, Arch Linux, LibreJS, systemd e Tor. Além, é claro, da Fundação GNOME e do GIMP.

Para onde vai o dinheiro

Os desenvolvedores do GIMP planejam usar essa doação de US $ 100.000 para atualizar o hardware para os membros da equipe principal. Esse dinheiro também será usado para organizar o próximo hackfest e patrocinar o Libre Graphics Meeting. Os detalhes foram anunciados hoje no GIMP.org .

“No início deste mês, a GNOME Foundation anunciou que recebeu uma doação de US $ 400.000 da Handshake.org, dos quais US $ 100.000 foram transferidos para a conta do GIMP. Agradecemos ao Handshake.org e à GNOME Foundation pela doação generosa”, diz o comunicado do GIMP.

Com o dinheiro, espera-se que o GIMP finalmente lance a versão 3.0 com portabilidade do GTK3. Atualmente, o GIMP está na versão 2.10.6.

 

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Como recuperar dados apagados acidentalmente no iPhone ou iPad

Previous article

Canonical pede ajuda para testar suporte a GPU da Nvidia

Next article

You may also like

More in Notícias