Doações impulsionam projetos de software livre

Apenas 1 mês após o lançamento do GIMP 2.10.0 saiu a primeira versão do bugfix 2.10.2. O anúncio está na página do aplicativo. O objetivo principal é corrigir os “vários bugs e problemas que seriam esperados após a versão 2.10.0”, diz o anúncio oficial. Portanto, ao todo, foram corrigidos 44 ??bugs em menos de um mês. Novos recursos também foram implementados. Conheça as novidades do Gimp 2.10.2.

Novos recursos

Adicionado suporte para o formato de imagem HEIF 

Esta versão traz suporte a imagens HEIF , tanto para carregamento quanto para exportação.

Novos filtros 

Dois novos filtros foram adicionados, baseados em  operações GEGL:

Spherize filter para envolver uma imagem em torno de um limite esférico, com base na operação gegl:spherize.

Spherize filter

Recursive Transform filter para criar um efeito baseado em gegl:recursive-transform

Filtro de Transformação Recursiva

Outras melhorias incluem o melhor desempenho da captura de telas no Windows, eliminação de alguns congelamentos da interface do usuário e facilidades para reportar bugs. 

 GIMP 3 já está a caminho

Exterminar (GTK + 2)!

A nota também reforça todo o trabalho que está sendo feito em cima do novo Gimp 3.0. Eles ressaltam que uma das principais tarefas é remover os muitos códigos ou dados obsoletos, bem como do(s) código(s) inutilizado(s) pela mudança para o GTK. +3x.

O desenvolvedor Simon Budig, em um e-mail à equipe do Gimp enviado neta terça-feira (22/05) diz que as mudanças não são apenas um mal necessário mas “também será algo totalmente incrível, em termos de recursos”. Ele cita ainda as dificuldades de implementação das alterações do GTK+3, especialmente em relação à compatibilidade ABI. Isso, segundo, ele, forçou os desenvolvedores a permanecerem no GTK+2.

[bs-quote quote=”A exclusão está realmente indo a toda a velocidade com mais de 200 commits feitos em menos de um mês na ramificação gtk3-port git e com 9805 linhas já inseridas além de outras 921.630 linhas deletadas.” style=”style-17″ align=”center” author_name=”Gimp” author_job=”Equipe Gimp” author_link=”https://www.gimp.org/news/2018/05/20/gimp-2-10-2-released/”][/bs-quote]

A lista completa com as mudanças está na seção NEWS.
Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

LXQt lança versão 0.13.0

Previous article

Qt 5.11 é lançado com várias atualizações

Next article

You may also like

More in Notícias