in

GitHub revela mais produtividade e maior número de novos projetos desde o início da pandemia

No geral, números são positivos, a não ser em relação à descoberta e solução de falhas de segurança.

GitHub revela mais produtividade e maior número de novos projetos desde o início da pandemia

Os números comprovam e o GitHub revela maior produtividade e crescimento da quantidade de novos projetos desde o início da pandemia. Tudo isso faz parte da edição 2020 do relatório ‘ State of the Octoverse. Esta é uma lista que o GitHub publica todos os anos para dar uma visão sobre as tendências de desenvolvimento de software observadas em sua plataforma .

O que acontece é que este ano tem sido diferente, por razões óbvias, de todos os anteriores. Sendo assim, o relatório permite extrair alguns dados bastante interessantes.

Por exemplo: um total de 56 milhões de desenvolvedores usaram o GitHub em 2020, fazendo mais de 1,9 bilhão de contribuições e criando 60 milhões de novos repositórios .

Este último dado mostra um crescimento de 35% em relação ao ano passado. As solicitações pull também estão sendo mescladas mais rapidamente do que no ano passado, indicando um maior grau de colaboração entre os projetos.

GitHub revela maior produtividade e número de novos projetos desde o início da pandemia. Veja números que mostram a influência da COVID-19

E não são os únicos que indicaram um aumento da atividade por parte dos desenvolvedores de software desde que o coronavírus chegou em nossas vidas.

Por exemplo, a criação de projetos de software cresceu 25% desde que a primeira onda da pandemia estourou em abril deste ano. Também houve aumentos na quantidade de código gerado e no tempo gasto para escrevê-lo.

GitHub revela mais produtividade e maior número de novos projetos desde o início da pandemia

Curiosamente, por outro lado, observou-se que o último diminuía nos finais de semana, enquanto o outro crescia. Isso indica uma possível utilização da programação como saída da rotina do trabalho :

Dev Week

E enquanto o número de membros da comunidade GitHub continua a crescer, a porcentagem daqueles que se identificam como desenvolvedores profissionais está diminuindo. “Isso indica uma diversidade crescente entre as pessoas que ingressam nele”.

Classificação de linguagens de programação em 2020

Porém, em quais linguagens de programação toda essa atividade do desenvolvedor se concentrou expressa em 2020? A classificação que mostra o relatório é a seguinte:

  1. JavaScript
  2. Pitão
  3. Java
  4. TypeScript
  5. C #
  6. PHP
  7. C ++
  8. C #
  9. Concha
  10. Rubi
Ranking Lan

Dados muito semelhantes aos do ano passado, com exceção do salto TypeScript da 7ª para a 4ª posição. Deve-se notar a diferença em relação a outras métricas de classificação que colocam o Python em destaque. Portanto, isso não aparece no GitHub.

Problemas de segurança detectados

O relatório também inclui algumas notas negativas, como a descoberta perturbadora de que, entre os projetos de código aberto, as vulnerabilidades costumam passar mais de quatro anos sem serem detectadas (uma vez detectadas, no entanto, tendem a ser corrigidas em pouco mais de 4 semanas de metade).

Se continuarmos lendo o relatório, veremos que essas vulnerabilidades são geralmente o resultado de erros humanos, e não de ataques maliciosos a repositórios; do GitHub, eles promovem o uso de análise de código automatizada para melhorar sua detecção.

Lançado Ubuntu Touch OTA-15 com suporte para novos telefones

Ubuntu Touch OTA-15 chega em 16 de dezembro

como-instalar-o-alfacast-screen-mirror-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian-manjaro-arch-linux-kde-neon-opensuse-centos-e-red-hat-enterprise-linux

Como instalar o Alfacast Screen Mirror no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian, Manjaro, Arch Linux, KDE Neon, openSUSE, CentOS e Red Hat Enterprise Linux!