in

GNOME 3.33.2 lançado como outro passo em direção ao desktop GNOME 3.34

Desenvolvedores do GNOME também planejam melhorias futuras para o Pango.

GNOME 3.33.2 lançado como outro passo em direção ao desktop GNOME 3.34

O GNOME 3.33.2 foi lançado como outro passo em direção ao desktop GNOME 3.34. Além disso, os desenvolvedores do GNOME planejam melhorias futuras para o Pango. O GNOME 3.33.2 está agora disponível como o último snapshot de desenvolvimento na jornada para o GNOME 3.34 deste setembro.

O GNOME 3.33.2 tem:

  • uma série de correções para o Epiphany;
  • novas APIs GJS;
  • o back-end OpenSSL da Glib-Networking agora é padronizado para o truststore do sistema;
  • o GNOME Boxes possui oVirt;
  • o librsvg continua com seu Rust’ing e várias outras correções.

Em relação ao navegador da Web do Epiphany há um prompt para perguntar sobre o navegador padrão, uma preferência exposta onde salvar downloads, suporte para tabulação de guias, vários aprimoramentos da interface do usuário, adição do gesto de furto à caixa de diálogo de atalhos de teclado e várias outras melhorias.

Indiscutivelmente, as maiores mudanças encontradas no GNOME 3.33.2 estão diminuindo a defasagem de saída do Mutter.quando rodando no X11 para combinar com o desempenho do Wayland. Há também uma correção de gagueira/quadro pulando.

Mais detalhes sobre o GNOME 3.33.2 mudam através da lista de discussão do GNOME.

Sobre o Pango

GNOME 3.33.2 lançado como outro passo em direção ao desktop GNOME 3.34

A biblioteca de mecanismos de layout do Pango, que existe há quase duas décadas e é usada pelo GTK do GNOME e por outros softwares, não tem visto muito avanço ultimamente. Felizmente, Matthias Clasen e outros estão visualizando algumas melhorias nessa biblioteca e modelando-a mais em torno do trabalho do mecanismo HarfBuzz.

Clasen escreveu um post no blog que enquanto a Pango está apenas em um “modo de manutenção”, eles estão trabalhando para melhorar ainda mais a integração com o HarfBuzz. Algumas áreas a serem observadas são as APIs Unicode, permitindo acesso direto aos objetos HarfBuzz para evitar a introdução de novas APIs redundantes em torno dos recursos do HarfBuzz. Além disso, abandonar o uso do FreeType e avançar para a renderização horizontal não unida, juntamente com o posicionamento do subpixel.

Os interessados ??neste mecanismo de layout de texto podem aprender mais sobre essas melhorias planejadas para o Pango através do blog de Clasen.

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Mozilla usará tecnologia Microsoft para atualizar o Firefox

Firefox 68 integra o BigInt Support

Intel Core i9 9900KS permite núcleo de 5.0GHz

Intel Core i9 9900KS permite núcleo de 5.0GHz