Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

05/02/2021 às 13:00

4 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Fedora 34 terá o FreeType habilitado para HarfBuzz

Fedora 34 lançado com tecnologia de ponta

O Fedora 33 já foi uma das maiores atualizações da distribuição nos últimos anos e o mesmo deve ocorrer com o Fedora 34 esperado para abril deste ano. O plano da equipe responsável pela evolução do Fedora 34 é melhorar a renderização de fontes habilitando o HarfBuzz no FreeType. Então, este novo recurso recebeu aprovação esta semana por parte do Comitê de Engenharia e Direção do Fedora.

Sendo assim, o Fedora 34 agora está configurado para habilitar o recurso de modelagem de texto HarfBuzz no mecanismo de fontes FreeType. O ganho líquido é uma sugestão aprimorada de desenhos (ou formatos de letras), especialmente para idiomas com formatação de texto complicada, como quando os glifos são compostos de vários caracteres.

O FreeType oferece suporte ao HarfBuzz há mais de meia década. Portanto, a ativação do Fedora com seu pacote FreeType permitirá que alguns bugs finalmente recebam correção.

Mais detalhes para os interessados ??nesta mudança através da página Wiki do Fedora e do tíquete FESCo onde a mudança recebeu aprovação esta semana.

Fedora 34 terá o FreeType habilitado para HarfBuzz

A grande e crescente lista de mudanças que devem fazer parte do Fedora 34 pode ser monitorada aqui. No link é possível acompanhar cada detalhe da nova versão, já que que são muitas as alterações.

Por outro lado, o Fedora Workstation está vendo o GNOME 40 como a área de trabalho padrão. Além disso, todo o áudio está sendo roteado através do PipeWire. Do mesmo modo, há o Wayland por padrão na área de trabalho KDE Plasma, LXQt 0.16 e Xfce 4.16 como opções de área de trabalho atualizadas, XWayland independente e outras melhorias. 

De uma forma mais resumida, o Fedora 34 está trazendo:

  • pacotes upstream mais recentes;
  • compressão Btrfs Zstd transparente habilitada por padrão;
  • systemd-OOMD habilitado por padrão;
  • e muitas outras mudanças interessantes. 

Espera-se que esta versão empolgante do Fedora com muitos recursos chegue no final de abril, exceto se houver grandes atrasos.

Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.