O Projeto GNOME anunciou nesta quinta-feira (12/09) o lançamento e a disponibilidade imediata do altamente esperado ambiente de desktop GNOME 3.34 para sistemas operacionais baseados em Linux. Assim, o GNOME 3.34 é oficialmente lançado depois de meses de expctativa e do sucesso em torno da versão anterior.
GNOME 3.34 é oficialmente lançado com várias novidades
O GNOME 3.34 é apelidado de “Thessaloniki” em homenagem à cidade anfitriã do evento GUADEC (Conferência Europeia do Usuário e Desenvolvedor do GNOME) 2019. Além disso, esta é uma versão importante que adiciona vários novos recursos e melhorias.
O novo GNOME está em desenvolvimento nos últimos seis meses e é um substituto para a série de ambientes de desktop GNOME 3.32 “Taipei”, com muitos recursos novos.
A versão mais recente do GNOME 3 foi lançada hoje. A versão 3.34 contém seis meses de trabalho pela comunidade GNOME e inclui muitas melhorias, melhorias de desempenho e novos recursos, diz o anúncio de hoje. Os destaques desta versão incluem atualizações visuais para vários aplicativos, incluindo a própria área de trabalho. As configurações de seleção de plano de fundo também receberam uma reformulação, facilitando a seleção de planos de fundo personalizados.
Os destaques desta versão incluem atualizações visuais para vários aplicativos, principalmente em relação à própria área de trabalho. As configurações de seleção de plano de fundo também receberam um novo design, facilitando a escolha de itens mais personalizados.

Além disso, o GNOME 3.34 possui pastas personalizadas dando uma repaginada geral do aplicativo. Agora é possível arrastar um ícone de aplicativo em cima de outro para criar uma pasta. Então, as pastas são removidas automaticamente quando todos os ícones foram arrastados para fora delas.
![]()
Para os desenvolvedores, o GNOME 3.34 inclui mais fontes de dados no Sysprof, facilitando ainda mais a criação de perfis de desempenho em um aplicativo. Várias melhorias no Builder incluem um inspetor D-Bus integrado.

A lista completa de recursos e melhorias estão nas notas de versão.
Assista ao vídeo que apresenta várias novidades presentes no GNOME 3.34













