in

GNOME 3.34 funciona com XWayland refinado para aplicativos X11

As melhorias correm a todo vapor para a nova versão que deve estrear em 11 de setembro.

Mutter do GNOME adiciona alternativa para jogos em tela cheia do XWayland

O GNOME 3.34 funciona com XWayland refinado para aplicativos X11. Portanto, este ambiente desktop continua a se parecer com um lançamento incrivelmente grande em relação à performance. Isso pode ser dito especialmente para os usuários do Wayland.

No início deste verão, o suporte foi adicionado ao Mutter do GNOME para gerar um arquivo Xauth e passá-lo para o XWayland ao iniciar. O foco dessa contribuição da Red Hat foi permitir que os aplicativos X.Org/X11 fossem executados no XWayland como sudo. Até este ponto, ao usar o sudo com um aplicativo X11 no Wayland, não funcionou. No entanto, essa adição para o GNOME 3.34 corrige esse comportamento.

GNOME 3.34 funciona com XWayland refinado para aplicativos X11 com o comando sudo

GNOME 3.34 funciona com XWayland refinado para aplicativos X11

Além disso, acaba de chegar mais uma mudança importante para Mutter por Olivier Fourdan da Red Hat. Ele acaba de aperfeiçoar ainda mais o seu código XWayland para adicionar o usuário local para xhost. Isso permite que os clientes X11 agora trabalhem a partir de um VT diferente, sem quaisquer variáveis ??de ambiente extras definidas além do DISPLAY. Em outras palavras, o mesmo usuário no mesmo sistema agora pode executar clientes com mais facilidade com o XWayland. Tudo graças a esse commit, chegando atrasado no ciclo 3.34.

Separadamente, na última segunda-feira, outra otimização de desempenho do Clutter ocorreu em Mutter.

Espera-se que o GNOME 3.34 seja lançado em 11 de setembro como mais um grande passo à frente para o GNOME Shell + Mutter e aplicativos relacionados.

Alterações até a estreia

No início deste mês saiu a versão beta do GNOME 3.34. Isto também marcou os congelamentos UI/ feature/API/ABI para esta atualização de seis meses na área de trabalho GNOME. O GNOME Shell e o Mutter estão atrasados ??para a festa, mas já tiveram as versões também renovadas.

GNOME Shell viu suporte incluído para gerenciamento de pasta do selecionador de aplicativos DnD, suporte a clocks/weather integration para aplicativos de área restrita, suporte para inicialização via instâncias do usuário systemd, substituição de animações Tweener por Clutter, animação consistente de novas ações de janela e uma variedade de correções de bugs.

Mutter liberou a versão beta de 3.34. Entretanto permitiu uma visibilidade fixa de clones com fonte oculta, reduziu o congelamento ao abrir algumas janelas pop-up, suporte para iniciar o XWayland on-demand e uma variedade de correções. O início do XWayland on-demand para que ele esteja ativo apenas quando necessário é uma das mudanças básicas mais esperadas para o GNOME 3.34.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Tails 4.3 Anonymous OS é lançado com criptomoeda Trezor

Tails 4.0 iniciou versão beta baseada no Debian 10

Vulnerabilidades de segurança do KDE são corrigidas no Ubuntu e Debian

Vulnerabilidades de segurança do KDE são corrigidas no Ubuntu e Debian