Ubuntu 22.04 LTS “Jammy Jellyfish” versão beta está disponível para download com todos os sabores

Claylson Martins
8 minutos de leitura

A distribuição Ubuntu acaba de lançar uma versão beta do mais novo Ubuntu 22.04 LTS “Jammy Jellyfish”. Os lançamentos do Ubuntu LTS ocorrem a cada dois anos e eles têm suporte garantido por pelo menos cinco anos. Isso vale tanto para empresas quanto para usuários comuns que executam milhares de máquinas/sistemas virtuais com o Ubuntu.

O próximo código LTS do Ubuntu 22.04 chamado Jammy Jellyfish está se preparando para ser outro grande lançamento LTS, embora haja problemas em relação à tecnologia e pacotes mais recentes.

Em relação aos recursos, deveremos ter o GNOME 42, Linux Kernel 5.15, nova cor Accent, aplicativos atualizados e muitos recursos exclusivos que o tornam outro lançamento LTS histórico do Ubuntu. Então, veja a seguir um resumo desses recursos.

Ubuntu 22.04 LTS – Cronograma de lançamento

O Ubuntu 22.04 LTS Jammy Jellyfish será lançado em 21 de abril de 2022. Antes disso, a equipe do Ubuntu cumpriu ou ainda vai cumprir:

  • 24 de fevereiro de 2022: congelamento de recursos
  • 17 de março de 2022: congelamento da interface do usuário
  • 31 de março de 2022: versão beta
  • 21 de abril de 2022: lançamento final

Esta versão é suportada até abril de 2027.

Ubuntu 22.04 LTS (compilação diária) Desktop-2

Novos recursos do Ubuntu 22.04

Núcleo

O Linux 5.15 LTS será o Kernel inicial para esta versão de longo prazo do Ubuntu. Lançado por volta do Halloween 2021 no ano passado, o Linux Kernel 5.15 traz várias melhorias essenciais. Novos drivers usuais e atualizações de hardware em famílias de processadores, GPUs, redes e sistemas de arquivos. Este Kernel também traz o rápido driver NTFS3 da Paragon Software, desenvolvido nesta versão. Outros benefícios notáveis deste Kernel são o suporte Apple M1 SOC, driver SMB no kernel , suporte ao driver Realtech Wi-Fi para chipset RTL8188EU, etc.

Versão da área de trabalho do GNOME

Ainda há discussão sobre a versão base do GNOME nesta versão LTS. No entanto, está confirmado que o GNOME 42 será a versão padrão do gnome-shell. Mas há um porém.

Você deve ter ouvido que o GNOME 42 está trazendo uma versão atualizada dos aplicativos GTK4 com porta de biblioteca libadwaita para esses aplicativos. A equipe de desktop do Ubuntu planeja o GNOME 42, mas os aplicativos instalados padrão permanecem baseados no GTK3. Uma decisão sensata da equipe de desktop. Porque mudar para portas GNOME 42 + GTK4 + libadwaita requer muitos testes de regressão. Sem falar no risco de quebrar coisas aqui e ali. Isso é uma sobrecarga para a versão LTS, uma escolha padrão para a maioria da base de usuários e sem dúvida a versão mais baixada/atualizada.

Agora, o Ubuntu já tem um tema escuro em suas configurações. O GNOME 42 também traz preferência de estilo escuro em todo o sistema, que os aplicativos podem adaptar automaticamente. Como ambos se saem – ainda está em discussão no momento.

Veja e sinta o novo Ubuntu

No aspecto visual, há uma mudança na cor base do tema Yaru GTK, que é o tema padrão do Ubuntu. A cor de destaque roxa usual está mudando para laranja. Agora, tenha cuidado, pois pode parecer tons de laranja impressionantes. Olhe para esta captura de tela.

Ubuntu 22.04 LTS “Jammy Jellyfish” versão beta está disponível para download com todos os sabores. Imagem: Debugpoint

Nova cor de destaque

Jammy Jellyfish traz a cor de destaque pela primeira vez na área de trabalho do Ubuntu. Aplica-se a temas claros e escuros. Este recurso é acessível através da seção Aparência.

Ubuntu 22.04 LTS - Cor de destaque
Ubuntu 22.04 LTS “Jammy Jellyfish” versão beta está disponível para download com todos os sabores. Cor de destaque. Imagem: Debugpoint

Novo logotipo e Plymouth

Canonical – a empresa responsável pelo Ubuntu anunciou a mudança de seu logotipo oficial após uma década deste lançamento em diante. O novo logotipo é mais simples com uma grande variante de retângulo vertical. Ele é exibido na animação de inicialização ao lado de todos os locais do aplicativo.

Novo papel de parede padrão

Seguindo a tradição, esta versão apresenta um papel de parede padrão agradável e elegante que retrata o mascote oficial Jellyfish.

Papel de parede padrão do Ubuntu 22.04 LTS Jammy Jellyfish

Pacotes e atualizações de aplicativos

Além das alterações acima, os aplicativos padrão dos pacotes principais trazem sua versão estável mais recente. Aqui está uma lista rápida.

  • Python 3.10
  • Php8.1
  • Rubi 3.0
  • Thunderbird 91.5
  • Firefox 96.0
  • LibreOffice 7.2.5
  • PulseAudio 15.0
  • Gerenciador de Rede 1.32

Atualizando do Ubuntu 20.04 LTS

Em geral, se você planeja mudar para esta versão LTS do Ubuntu 21.10, você deve notar alguns itens de mudança. Mas se você planeja atualizar do Ubuntu 20.04 LTS anterior – então muito para você experimentar. Por exemplo, você obtém um iniciador de aplicativos horizontal de espaço de trabalho horizontal, aqueles introduzidos desde o GNOME 40.

Além disso, outras diferenças notáveis ou novos recursos são o menu de perfis de energia na barra superior, opção multitarefa nas configurações e melhorias de desempenho do GNOME Shell e Mutter.

Sabores oficiais do Ubuntu

Juntamente com a versão base, os sabores oficiais do Ubuntu estão recebendo suas versões mais recentes de seus respectivos ambientes de desktop nesta versão LTS. Além do KDE Plasma, a maioria dos desktops permaneceu com sua última versão estável por mais de um ano. Então, você pode não sentir muita diferença.

Aqui está um resumo rápido:

  • Kubuntu 22.04 com KDE Plasma 5.24
  • Xubuntu 22.04 com Xfce 4.16
  • Lubuntu 22.04 com LxQt 1.0
  • Ubuntu Budgie com Budgie versão 10.5.3
  • Ubuntu Mate com MATE 1.26

Download

Beta (mais recente)

O Ubuntu 22.04 LTS Beta é lançado em 31 de março de 2022. O BETA ISO está disponível para download no link abaixo.

Baixe os Sabores (Beta)

Se você quiser experimentar os sabores oficiais do Ubuntu como cópias BETA, você pode obtê-los através dos links abaixo.

https://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/releases/jammy/beta/
https://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/jammy/beta/
https://cdimage.ubuntu.com/lubuntu/releases/ jammy/beta/
https://cdimage.ubuntu.com/ubuntu-mate/releases/jammy/beta/
https://cdimage.ubuntu.com/ubuntu-budgie/releases/jammy/beta/
https://cdimage. ubuntu.com/ubuntukylin/releases/jammy/beta/
https://cdimage.ubuntu.com/ubuntustudio/releases/jammy/beta/

Versões diárias

Esta versão do Ubuntu está em desenvolvimento no momento. Se você quiser dar uma olhada rápida em sua VM favorita, pegue a cópia de compilação diária .ISO no link abaixo. Lembre-se, esta cópia pode ser instável e conter bugs. 

Se você deseja uma cópia super instável do Canary Build, pode obtê-la no link abaixo. Eu não recomendaria usar este Canary .ISO a menos que você tenha muito tempo para jogar. Além disso, esta cópia do Canary .ISO tem o novo instalador baseado em Flutter. 

Via Debugpoint

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.