O GNOME 3.38 deve sair muito em breve, até a próxima semana. No entanto, enquanto isso, o segundo e último candidato a lançamento está agora disponível como talvez a última chance para teste. O mais interessante desta versão do GNOME 3.38 RC2 é que ele tem alterações de última hora.
Porém, é importante destacar que ele está em um estágio muito avançado. Por este motivo, não há muitas mudanças. A grande ênfase está na correção de bugs e outras regressões. O GNOME 3.38 RC2 recebe também o nome de GNOME 3.37.92.
GNOME 3.38 RC2 tem alterações de última hora. Entre o trabalho encontrado nesta versão de teste final temos:
- Correções para o suporte do Glib às novas chamadas de sistema statx;
- Os novos planos de fundo padrão e complementares foram adicionados;
- Várias correções para o navegador Epiphany;
- GNOME Music, Totem e Nautilus foram portados para o Tracker 3;
- Libhandy 1.0 foi marcado, sem alterações desde a v0.91;
- Correções no GNOME Shell e Mutter. Isso inclui as otimizações de Mutter de última hora;
- Muitas atualizações de tradução.
A grande estreia do GNOME 3.38.0 está marcada para a próxima quarta-feira, dia 16 de setembro. o ambiente é usado por padrão em distribuições como Fedora WorkStation e o Ubuntu. Assim, o GNOME deve estar presente no Ubuntu 20.10 e no Fedora 33 que estrearão até o final do ano.
No entanto, caso você queira e saiba como proceder, é possível já ter esse ambiente em seu sistema. Ele está como Flatpak, no repositório Flathub Beta.
Do mesmo modo, você também pode testar o novo ambiente que está colocado no novo GNOME OS. Ele imagem VM experimental, disponível aqui por um tempo limitado. Se você usar Boxes, você precisa de uma versão recente (=> 3.37.90):
https: //gnome-build-meta.s3. amazonaws.com/3.37.92/gnome_os_installer.iso
Mais detalhes sobre o segundo candidato a lançamento do GNOME 3.38 por meio do anúncio da lista de discussão.