Acaba de sair a nova versão do GNOME, a 40.7, que traz muitas melhorias de rastreamento e implementa suporte a vários monitores e GNOME 40.7 e o mapeamento do tablet Wacom. A nova versão GNOME 40.7 foi anunciada pelos desenvolvedores do Projeto. Pela numeração fica fácil detectar que se trata da sétima atualização de manutenção para esta série. Além de melhorias, há muitas correções de bugs.
- O GNOME 40.7 melhora o rastreamento de janelas no GNOME Shell;
- ajusta as opções minimizar e desminimizar animações;
- simplifica o shader de fade de rolagem para trabalhar em hardware mais antigo;
- melhora o manuseio de eventos de dia inteiro e de comprimento zero no miniaplicativo Calendário;
- e melhora a Lupa para evitar renderização fora da tela.
- Também melhora o mapeamento em tablets Wacom;
- adiciona suporte para formatos ABGR e XBGR ao subsistema DMA-BUF;
- melhora o suporte para taxas de atualização mistas em configurações de vários monitores;
- assim como melhora screencasts DMA-BUF com tela cheia não redirecionada janelas.
Além disso, o GNOME Shell recebeu aprimoramentos importantes. Assim, a partir de agora, ele vai deixar de ativar a tela no modo Não perturbe. Do mesmo modo, retira notificações travadas imediatamente e manter o foco do teclado na lista de notificações após a exclusão de uma mensagem.
Por outro lado, a janela Mutter e o gerenciador de composição apresentam correções importantes para janelas Xwayland não redirecionadas sem atualizações. O mesmo para tela não completa de janelas que foram mapeadas como tela cheia, bem como a animação de alternância de espaço de trabalho no plug-in padrão. Além disso, há correções para o applet Window Group e o tratamento de danos.
GNOME 40.7 melhora o rastreamento e ganha suporte a vários monitores
Nesta versão do GNOME 40. 7 remos ainda a atualização de algumas das extensões padrão do GNOME Shell. Neste meio estão inseridos o Window List, que recebeu melhor suporte ao teclado na tela, e o Native Window Placement, que corrigiu o layout distorcido na grade do aplicativo.
O aplicativo Simple Scan está na versão 40.7. Isso significa que ele exclui registros salvos automaticamente após a criação de novos documentos. Por outro lado, adiciona o nome do dispositivo à etiqueta quando há vários modelos idênticos. Além disso, salva automaticamente a propriedade Page Side. Outra novidade é que ele agora substitui sublinhados por espaço em nomes de scanner de forma correta.
Existem várias outras alterações que vão desde limpezas e correções de bugs, falhas e vazamentos até a melhorias no Wayland, no suporte para sessões não systemd, bem como traduções atualizadas.
Em breve, todos os sistemas que usam o GNOME 40 devem receber esta importante atualização no ambiente de trabalho até o final do mês de março. Se não quiser esperar, pode compilar o GNOME 40.7 usando o instantâneo oficial do projeto BuildStream ou os pacotes de origem.
Via 9to5Linux