in

GNOME 40 apresenta outras novidades no visual

Uma série de melhorias está em desenvolvimento.

GNOME 40 Beta lançado para teste público!

Desenvolvedores que trabalham com Linux parecem desconhecer os efeitos da pandemia de coronavírus. Os trabalhos estão a todo vapor mesmo com o recente aumento de casos em todo o planeta. Assim, a pandemia não está retardando o trabalho no GNOME 40, que apresenta outras novidades no visual . Há menos de uma semana tivemos o esperado lançamento do novo GTK 4.0. Ele, no entanto, demorou quatro anos até ficar pronto.

Portanto, os desenvolvedores do GNOME Shell continuam progredindo com algumas melhorias visíveis programadas para esta atualização de 2021 para desktop.

As áreas de foco para os desenvolvedores do GNOME Shell têm sido:

  • fornecer uma melhor organização espacial da visão geral;
  • inicialização útil e estados vazios;
  • navegação aprimorada pelo touchpad;
  • e navegação de aplicativos mais envolvente e experiência melhor de inicialização.

GNOME 40 apresenta outras novidades no visual

Uma das grandes áreas de foco foi a revisão da Visão geral das atividades do GNOME Shell. Também está sendo trabalhado um melhor suporte de customização para o App Grid, entre outros refinamentos.

GNOME 40 apresenta outras novidades no visual
Maquetes do GNOME delineando alguns dos trabalhos em andamento.

O trabalho ainda não foi concluído, porém, os desenvolvedores estão esperançosos de que isso possa ser alcançado a tempo para o lançamento do GNOME 40 em março.

A seguir, veja o que eles postaram:

Uma visão geral das atividades reimaginada

O novo design reimagina a Visão Geral das Atividades usando uma forte metáfora espacial. Os espaços de trabalho são organizados horizontalmente e possuem uma qualidade física. (Nos testes, os participantes acharam isso mais fácil de entender, além de ser mais envolvente.)

Os espaços de trabalho aparecem em uma sequência contínua, da esquerda para a direita. Esta sequência pode ser movida e rolada. O Windows tem ícones de aplicativos para ajudar na identificação, com o título da janela sendo mostrado ao passar o mouse.

Grade de aplicativos

Uma boa quantidade de trabalho já foi feita na grade de aplicativos, de modo que o novo design é bastante semelhante ao que já está no último lançamento do GNOME (3.38).

O principal recurso da nova grade é sua personalização. Os inicializadores podem ser reorganizados à vontade, tanto em várias páginas quanto em pastas. Essa interação foi imediatamente intuitiva para os testadores.

A principal diferença entre o novo design e o GNOME atual é a orientação das páginas de grade do aplicativo, que agora são horizontais em vez de verticais, como parte da reorganização espacial geral da visão geral.

Navegação

Ao usar um modelo espacial forte, o projeto visa oferecer suporte à navegação e orientação intuitivas. Esta é a principal motivação para mudar a orientação dos espaços de trabalho de vertical para horizontal: com os espaços de trabalho dispostos horizontalmente, o eixo vertical pode ser usado para controlar o movimento para dentro e para fora da visão geral e da grade do aplicativo.

Este arranjo espacial permite que a navegação opere como se estivesse em um espaço bidimensional: movimentos para a esquerda e para a direita entre os espaços de trabalho, para cima e para baixo entra na visão geral e mostra a grade do aplicativo. Isso é particularmente poderoso ao navegar com gestos do touchpad (quatro movimentos do dedo, para cima/baixo/esquerda/direita) ou atalhos de teclado.

Mais detalhes sobre o trabalho de experiência do usuário para o GNOME Shell através do blog GNOME.org.

como-instalar-o-strimio-um-servico-de-streaming-baseado-em-nuvem-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Como instalar o Strimio, um serviço de streaming baseado em nuvem, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

como-instalar-o-ao-to-do-nao-oficial-um-aplicativo-de-tarefas-pendentes-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Como instalar o Ao (To-Do não oficial), um aplicativo de tarefas pendentes, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian