Notícias

05/11/2021 às 20:53

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

GNOME 41.1 melhora Nautilus e novos aplicativos de chamadas e conexões

GNOME 41.1 melhora Nautilus e novos aplicativos de chamadas e conexões

O ambiente de trabalho GNOME 41 já existe há algum tempo, porém, ainda é pouco usado se comprado com a versão 40 do mesmo desktop. Mesmo assim, o desenvolvedor Abderrahim Kitouni anunciou hoje o lançamento oficial e a disponibilidade do GNOME 41.1. Portanto, esta é a primeira manutenção do ambiente. O GNOME 41.1 é o primeiro lançamento pontual do ambiente de desktop GNOME 41, que introduziu novos aplicativos de chamadas e conexões, um aplicativo de software redesenhado, novas configurações de multitarefa e conexão móvel e recursos aprimorados de gerenciamento de energia.


Agora, o GNOME 41.1 se baseia nessas mudanças e traz um primeiro lote de melhorias que atualizam o gerenciador de pacotes de software GNOME para permitir a busca por extensões GNOME, melhorar o processo de instalação do codec, adicionar os novos aplicativos GNOME Circle ao carrossel em destaque, melhorar o suporte de metadados para Snap aplicativos, atualizar listas de aplicativos quando os repositórios são habilitados, desabilitar, instalar ou removidos, suportar o repositório Flathub no Fedora Linux 35, verificar se há atualizações em suspensão/hibernação e não recomendar mais uma reinicialização quando a atualização do firmware falhar.

GNOME 41.1 melhora Nautilus e novos aplicativos de chamadas e conexões

GNOME 41.1 melhora Nautilus e novos aplicativos de chamadas e conexões

O gerenciador de arquivos Nautilus também foi atualizado para armazenar em cache os menus de Scripts e Novo Documento para evitar atrasos, oferecer uma opção de pular o processo quando a extração de arquivo falhar apenas quando houver mais arquivos, melhorar o relatório de progresso quando ocorrer pulo durante a extração, remover automaticamente o restante arquivos quando o processo de extração falha e defina o foco do teclado na linha com o formato de arquivo selecionado.

O novo aplicativo de chamadas agora preenche @domaina string de discagem para SIP, mostra os carimbos de data/hora corretos no histórico de chamadas quando é carregado e controla melhor as pesquisas de contato. Por outro lado, os novos aplicativos GNOME Connections agora apresentam análise aprimorada de endereços incompletos, evita que a função de pesquisa roube eventos de pressionamento de tecla de exibição, adiciona parâmetros à tecla Exec no arquivo da área de trabalho e desenha miniaturas RDP no lado do aplicativo.

Outros aplicativos atualizados incluem o gnome-autoar 0.4.1, que adiciona suporte para lidar com o cancelamento do prompt de frase-senha para evitar a exibição de diálogos de erro e extração aprimorada em locais com links simbólicos, GNOME Builder 41.1, que agora disponibiliza as fontes do sistema ou do usuário ao executar um aplicativo, e GNOME Control Center 41.1, que corrige a ativação de dados após a configuração de um APN no painel Rede.

Como esperado, a maioria das mudanças são importantes, pois o GNOME 41.1 melhora ainda mais o GNOME Shell para atualizar ícones de aplicativos quando estão ocultos, melhorar o suporte ao seletor de cores GTK, melhorar as opções de alto contraste, permitir apenas uma caixa de diálogo de preferências de extensão por vez, melhorar rolagem errática em aplicativos GTK e melhora o suporte a arquivos de som nas notificações.

Mais mudanças

Além disso, a janela Mutter e o gerenciador de compozite receberam um monte de melhorias para corrigir varreduras de screencast do monitor, permitir que os clientes maximizem as janelas independentemente das restrições no Wayland, lidar com eventos de hotplug que não têm mudanças relevantes de forma mais eficaz, adicionar suporte para formatos ABGR e XBGR para dma-buf, corrija a configuração de emulação do botão do meio do X11 e inclua sombras do lado do servidor nas capturas de tela das janelas.

Por outro lado, o Mutter 41.1 melhora a reprodução de vídeo no Firefox na Visão geral de atividades, melhora o teclado na tela no X11, não usa mais a configuração do modo atômico para o driver virtio_gpu, corrige falhas de texto que ocorriam após alterar seu tamanho, corrige a entrada do tablet de mapeamento para corrigir o monitor , melhora a direção de inclinação das entradas de caneta/tablet, redefine o tempo ocioso ao desconectar o cabo de alimentação e não altera mais os espaços de trabalho de janelas não gerenciadas.

Alguns outros Wayland corrigidos também estão presentes no GNOME 41.1, e você pode estudar o changelog completo para obter mais detalhes. Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis ??de sua distribuição GNU/Linux favorita para os pacotes 41.1, se você já estiver usando o ambiente de área de trabalho GNOME 41 mais recente, e atualize o mais rápido possível.

Via ZDNet

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.