Notícias

02/11/2021 às 11:17

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Fedora Linux 35 lançado com GNOME 41, Fedora Kinoite Flavor e WirePlumber

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Se você é fã da distribuição Fedora Linux, a espera pela nova versão acabou. Acaba de ser lançado o Fedora Linux 35 e o sistema operacional vem com GNOME 41, o novo Fedora Kinoite Flavor e WirePlumber. Portanto, o novo Fedora 35 está agora oficialmente disponível hoje como a versão principal mais recente desta distribuição Linux desenvolvida pela Red Hat e a comunidade de código aberto. 

O Fedora 35 é outra atualização de recursos muito rica na vanguarda das inovações do Linux de servidores para desktop. O sistema, como de costume, vem com pacotes de última geração e outros novos recursos que os engenheiros da Red Hat desenvolveram para os respectivos projetos upstream do kernel Linux ao GNOME. O Fedora Workstation 35 usa o GNOME 41 por padrão, apresenta todas as últimas melhorias do (X) Wayland, incluindo suporte ao driver proprietário da NVIDIA, e também possui outros desktops atualizados disponíveis.

Fedora Linux 35 lançado com GNOME 41, Fedora Kinoite Flavor e WirePlumber

Fedora Linux 35 lançado com GNOME 41, Fedora Kinoite Flavor e WirePlumber

Enquanto estavam na vanguarda das inovações do Linux, o Fedora Server 35 e o Fedora Workstation 35 se mantiveram muito estáveis em todos os testes no mês passado. Além disso, por outro lado, o Fedora 35 atrasou duas vezes para resolver os bugs do bloqueador para garantir um lançamento de qualidade.

Em relação à área de trabalho, o PipeWire continua a ser usado para todas as necessidades de áudio, enquanto o WirePlumber se tornou o gerenciador de sessão padrão. O Fedora 35 tem muitas atualizações de pacote que variam de Python 3.10 a PHP 8.0, Binutils 2.36, Perl 5.34, Mesa 21.2 e Linux 5.14. Veja mais alterações no Fedora 35 através do Fedora Wiki.

Baixe o Fedora 35 em GetFedora.org.

Seis meses em desenvolvimento

Após seis meses de trabalho árduo, o Fedora Linux 35 está aqui com o melhor e mais recente ambiente de desktop GNOME 41 para a edição Fedora Workstation. O GNOME 41 traz alguns novos recursos interessantes, como um gerenciador de pacotes de software GNOME redesenhado. Então, ele oferece acesso instantâneo a aplicativos Flatpak do repositório Flathub. Do mesmo modo, um novo aplicativo GNOME Connections para acesso remoto à área de trabalho e novas configurações para multitarefa.

Usuários de laptop Linux terão novos recursos importantes no Fedora 35 Workstation. O sistema vem com o power-profiles-daemon para permitir que eles escolham entre otimizar seu sistema para desempenho ou economizar bateria. Este também é um novo recurso do ambiente de área de trabalho GNOME 41, que apresenta um novo painel de configurações de Rede Móvel. Assim, deve facilitar a configuração de conexões móveis em dispositivos suportados.

Outros recursos e novidades

Outros novos recursos do lançamento do Fedora Linux 35 incluem o WirePlumber da Collabora como gerenciador de sessão padrão para PipeWire, que permite criar regras personalizadas para o roteamento de fluxos de e para dispositivos, yescryptcomo método de hash padrão para armazenar senhas em /etc/shadow, a adição de “Fedora Linux” em /etc/os-release para diferenciar entre o projeto e a distribuição, e Btrfs como o sistema de arquivos padrão para Fedora Cloud.

Além disso, esta versão torna o cache rápido SSSD mais flexível para usuários locais. Assim, permite que você o ligue e desligue em tempo de execução. Do mesmo modo, adiciona a capacidade de reiniciar os serviços do usuário após uma atualização rpm. Também detecta automaticamente o tamanho ideal do setor de criptografia durante a instalação do Fedora Linux com LUKS/criptografia dm-crypt. Por fim, apresenta o Fedora Kinoite como um sabor oficial ao lado do Fedora Silverblue, mas baseado no desktop KDE Plasma.

Ele também vem com um conjunto de ferramentas atualizado que inclui:

  • GCC 11;
  • GNU C Library 2.34;
  • GNU Binutils 2.36;
  • GDB 10.2;
  • GHC 8.10;
  • LLVM 13;
  • Python 3.10;
  • Perl 5.34;
  • PHP 8.0;
  • Boost 1.76;
  • firewalld 1.0.0;
  • IBus 1.5. 25;
  • Node.js 16;
  • RPM 4.17;
  • Erlang 24;
  • Sphinx 4;
  • SDL 2.0;
  • fwupd 1.7 e muito mais.

O Fedora Linux 35 tem atualizações importantes já neste momento, então certifique-se de atualizar suas novas instalações o mais rápido possível. As outras versões do Fedora Linux também receberam atualizações. Assim, elas vêm com as mesmas tecnologias mencionadas acima. Além disso, possuem algumas das versões mais recentes de seus ambientes de desktop padrão, como KDE Plasma 5.22.5, Xfce 4.16, LXQt 0,17 e outros.

Com informações de 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×