KDE Plasma 5.23.4 traz de volta o miniaplicativo do touchpad e corrige mais bugs

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O Projeto KDE anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do KDE Plasma 5.23.4 como a quarta atualização de manutenção da última série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.23. Assim, o novo KDE Plasma 5.23.4 traz de volta o miniaplicativo do touchpad e corrige mais bugs, além de outras novidades.

O KDE Plasma 5.23.4 está aqui três semanas após a atualização do KDE Plasma 5.23.3 e restaura o miniaplicativo Touchpad que estava disponível anteriormente na série Plasma 5.22. O miniaplicativo agora está disponível como um notificador de status somente leitura que só mostra quando o touchpad do seu laptop foi desativado.

KDE Plasma 5.23.4 traz de volta o miniaplicativo do touchpad e corrige mais bugs
KDE Plasma 5.23.4 traz de volta o miniaplicativo do touchpad e corrige mais bugs. Imagem: Nate Graham

Este lançamento pontual também melhora a sessão do Plasma Wayland para permitir que os usuários executem aplicativos XWayland como um usuário diferente, melhora o miniaplicativo Media Frame para exibir imagens de pastas que contêm caracteres incomuns, como backticks em seus nomes, e melhora a notificação sobre o nível crítico de bateria para desaparece automaticamente quando você conecta seu laptop ao carregador.

KDE Plasma 5.23.4 traz de volta o miniaplicativo do touchpad e corrige mais bugs

Além disso, o KDE Plasma 5.23.4 melhora a caixa de diálogo “reverter esta mudança” na página de Configurações do Sistema, Tela e Monitor, para ficar melhor ao usar um idioma com palavras longas, como Alemão ou Português do Brasil, e reintroduz um e fundo desfocado para a tela de logout.

O suporte para aplicativos Flatpak e Snap também foi aprimorado nesta atualização, pois as caixas de diálogo para abrir e salvar agora lembram seu tamanho anterior quando são reabertas. Além disso, há um suporte melhor para o emulador de terminal acelerado por GPU Alacritty para ter o tamanho de janela correto quando é aberto.

Esta versão também remove as bordas desnecessárias dos botões da barra de ferramentas de aplicativos GTK3 que não usam headerbars CSD (decorações do lado do cliente), como Inkscape ou FileZilla, melhora as barras de rolagem no estilo Breeze e corrige travamentos comuns na bandeja do sistema e no plasma Descubra ao gerenciar aplicativos Flatpak.

Há um total de 35 mudanças no KDE Plasma 5.23.4 e você pode estudar o changelog completo para mais detalhes. Enquanto isso, se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma 5.23 em sua distribuição GNU/Linux, fique de olho nos repositórios estáveis para os pacotes 5.23.4 e atualize o mais rápido possível.

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.