Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

23/08/2021 às 19:01

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

GNOME 41 entra em teste beta com novos aplicativos e melhor suporte Wayland

Papel de parede padrão da distribuição Ubuntu Linux 21.10 revelado

O Projeto GNOME promoveu hoje o próximo ambiente de desktop GNOME 41 para o canal beta para teste público antes do lançamento final no próximo mês, em 22 de setembro. Assim, o novo GNOME 41 será a primeira grande atualização para o ambiente de desktop popular desde o lançamento do GNOME 40. Na última versão estável que faz parte da distribuição Fedora Linux Workstation por padrão, o ambiente de desktop teve seu visual de atividades completamene redesenhado. Então, o GNOME 41 promete novos aplicativos, novos recursos, bem como inúmeras melhorias e correções de bugs. O GNOME 41 entra em teste beta com novos aplicativos e melhor suporte Wayland.

Os destaques do GNOME 41 incluem:

  • um novo aplicativo de chamadas que atua como discador e gerenciador de chamadas, principalmente útil para dispositivos móveis. No entanto, também capaz de fazer chamadas VoIP;
  • e suporte para o gerenciador de login GDM para permitir sessões de usuário Wayland mesmo se a tela de login for no X.Org, bem como para máquinas NVIDIA de um único fornecedor de GPU;
  • GNOME Calendar agora suporta a abertura de arquivos ICS e importação de eventos e um novo popover de visualização de eventos;
  • GNOME Control Center virá com dois novos painéis, Cellular e Multitarefa;
  • GNOME Disks agora usa LUKS2 para novas partições criptografadas;
  • e GNOME Music tem uma IU renovada.

O software GNOME também vem com uma IU ligeiramente renovada e o gerenciador de arquivos Nautilus tem algumas mudanças, incluindo uma caixa de diálogo “Compactar…” redesenhada, suporte para a criação de arquivos ZIP protegidos por senha, um link para Configurações de privacidade do Lixo, unificação do “ Abra com… ”opções no menu de contexto e muito mais.

GNOME 41 entra em teste beta com novos aplicativos e melhor suporte Wayland

GNOME 41 entra em teste beta com novos aplicativos e melhor suporte Wayland

A versão beta do ambiente de desktop GNOME 41 agora está disponível para teste público, e você pode fazer um teste baixando a imagem do instalador. Além disso, este recurso também se destina a desenvolvedores de extensões para portar suas extensões para a próxima versão, ou por compilação usando o instantâneo oficial do projeto BuildStream.

Ao testar o GNOME 41 beta, lembre-se de que este é um software de qualidade beta, o que significa que alguns recursos podem não estar completos e algumas coisas podem travar. Portanto, você NÃO deve usá-lo para nenhum trabalho de produção.

Nem bem estreou direito a versão 40, o projeto GNOME já anuncia a data de estreia da 41 que deve chegar em 22 de setembro de 2021. Este será, portanto, o próximo grande ambiente de desktop popular para sistemas operacionais baseados em Linux.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.