Notícias

02/12/2020 às 12:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

GNOME Circle une aplicativos e desenvolvedores em um mesmo ecossistema

GNOME Circle une aplicativos e desenvolvedores em um mesmo ecossistema

Os responsáveis pelo projeto Gnome revelaram recentemente a introdução da iniciativa “GNOME Circle”, cuja principal tarefa é facilitar a entrada de projetos de terceiros no ecossistema GNOME.


Até agora, ingressar no projeto GNOME exigia uma transição para o framework GNOME e conformidade com as regras de desenvolvimento do projeto. Assim, esta era uma barreira para a entrada na comunidade GNOME de desenvolvedores que desenvolvem projetos pessoais.

O GNOME Circle visa mudar isso reduzindo barreiras e construindo relacionamentos com desenvolvedores que estão fazendo grandes coisas com a plataforma GNOME. Para se tornarem membros, os projetos devem simplesmente ser software de código aberto e usar a plataforma GNOME. 

Ambos os aplicativos e bibliotecas de desenvolvimento podem ser aplicados. Os projetos não precisam ser hospedados na infraestrutura do GNOME, nem precisam seguir o cronograma de lançamento do GNOME.

GNOME Circle une aplicativos e desenvolvedores em um mesmo ecossistema

Com a ajuda do GNOME Circle, pretende-se diminuir a barreira de entrada no projeto e organizar a interação com desenvolvedores de programas baseados na plataforma GNOME.

Para se tornar um membro do GNOME Circle, tudo que você precisa fazer é desenvolver um aplicativo ou biblioteca de qualidade que use a plataforma GNOME ou a biblioteca GTK. Além disso, o código é distribuído sob uma licença de código aberto aprovada pela OSI.

Os desenvolvedores que aderem à iniciativa não precisam seguir o cronograma de desenvolvimento do GNOME e trabalhar na infraestrutura do GNOME.

Para aplicativos, é desejável, mas não obrigatório, empacotar no formato Flatpak, seguir as diretrizes para projetar a interface do GNOME e fornecer componentes para integração com a área de trabalho GNOME (ícone, arquivo da área de trabalho e captura de tela para o gerenciador de aplicativos) .

Para bibliotecas, é uma boa ideia mantê-las simples, seguir as diretrizes de codificação do GNOME e fornecer a documentação. O GNOME Circle não aceita projetos que requerem um Acordo de Transferência de Código (CLA).

Benefícios

Os membros do GNOME Circle, além de promover seu desenvolvimento de forma mais ampla, terão acesso a bolsas da Fundação GNOME para viagens e marketing de conferências.

Os participantes também terão acesso aos serviços GNOME, como e-mail @gnome.org, hospedagem de blog, plataforma de videoconferência, repositório no Gitlab e uma conta de repositório baseada em Nextcloud.

Sobre o estabelecimento do GNOME Circle, Neil McGovern, CEO da Fundação GNOME, disse:

GNOME Circle une aplicativos e desenvolvedores em um mesmo ecossistema

Desenvolvedores independentes estão fazendo um ótimo trabalho usando a plataforma GNOME e (com o estabelecimento do GNOME Circle) a Fundação GNOME está maior do que nunca. Estamos ansiosos para apoiá-lo. Estamos muito satisfeitos em trabalhar com o GNOME Circle para aumentar a comunidade GNOME e construir um ecossistema de desenvolvedores mais forte e dinâmico.

Atualmente 11 projetos já se juntaram ao GNOME Circle:

  • Obfuscate: aplicativo que ajuda a ofuscar os dados confidenciais das imagens.
  • Solanum: é um cronometrista que utiliza a técnica do pomodoro e que permite trabalhar em 4 sessões, com pausas entre cada sessão e uma longa pausa após 4.
  • Font Downloader: Este aplicativo GTK personalizável e fácil de usar permite que o usuário pesquise e instale fontes diretamente do site Google Fonts.
  • Identity: um programa para comparar várias versões de uma imagem ou vídeo.
  • Password Safe: é um gerenciador de senhas que usa o formato Keepass v.4. Ele se integra perfeitamente com a área de trabalho GNOME e fornece uma interface limpa e simples para gerenciamento de banco de dados de senha.
  • Video Trimmer: corta um fragmento de um vídeo de acordo com os timestamps de início e término. O vídeo nunca é recodificado, então o processo é muito rápido e não reduz a qualidade do vídeo.
  • Shortwave: é uma rádio da Internet.
  • Pika Backup: criando cópias de backup.
  • NewsFlash: é um leitor de RSS.
  • Fragments: é um cliente BitTorrent.
  • Apostrophe: é um editor de texto markdown

Finalmente, se você estiver interessado em aprender mais sobre a iniciativa, você pode consultar mais informações no site oficial do GNOME.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.