in

Gnome Encfs Manager uma excelente ferramenta para criptografar seus arquivos

Veja como instalar e utilizar a ferramenta em diversas distribuições Linux.

gnome-encfs-manager-uma-excelente-ferramenta-para-criptografar-seus-arquivos

O Gnome Encfs Manager, mais conhecido como GencfsM, é uma ferramenta para gerenciar sistemas de arquivos EncFS no Linux. Esta é a melhor alternativa para o Cryptkeeper e possui muitos recursos exclusivos. O Gnome Encfs Manager irá atender ao usuário com uma ferramenta GUI simples, porém com muitos recursos. Assim, o usuário poderá criptografar dados sensíveis (qualquer tipo de arquivo). Além disso, também permite que você para automatizar o processo e estabelecer uma regra baseada no tempo.

É muito útil quando você usa o EncFS com serviços de armazenamento em nuvem/sincronização, como o Dropbox.

Não podemos dizer que o GEncfsM é outra interface gráfica para o encfs porque possui muitos recursos e funciona mais como um daemon.

Na verdade, os desenvolvedores do Gnome encfs enfatizam que o objetivo principal do projeto é a fornecer uma ferramenta para “configurar e esquecer”. Então, reduzem o incômodo de gerenciar seus arquivos criptografados em seu computador.

Recursos notáveis

Ele tem vários usos, incluindo a capacidade de trabalhar bem com serviços como Dropbox, NextCloud e outros serviços de sincronização. Portanto, no caso de você estar usando serviços de sincronização na nuvem, como o ownCloud ou o Dropbox (que não criptografa seus arquivos por padrão), essa ferramenta pode ser muito útil.

Embora não possamos dizer que o Gnome Encfs Administrator é a ferramenta de criptografia mais avançada disponível em todo o Linux, é uma adição valiosa ao sistema de desktop de qualquer pessoa devido à sua facilidade de uso.

O Gnome Encfs Manager pode montar esconderijos criptografados no início, juntamente com o desmantelamento de todos dos mesmos automaticamente ao fechar a sessão.

recursoStash-group” permite que os usuários rastreiem seus dados criptografados de uma forma mais organizada. Tem uma excelente interface amigável e é muito simples.

Como instalar o Gnome Encfs Manager no Linux?

Se você estiver interessado em instalar esta ferramenta em sua distribuição, pode fazer isso seguindo as instruções que compartilhamos abaixo.

Se são usuários do Ubuntu, Linux Mint ou qualquer outra distribuição derivada do Ubuntu. Abra um terminal (Ctrl + Alt + T) e nele digitarão o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:gencfsm && sudo apt-get update && sudo apt-get -y install gnome-encfs-manager

Para usuários do Debian, Deepin OS ou qualquer outro derivado do Debian.

Você terá que baixar o pacote deb do aplicativo com o comando wget. Em um terminal, digite o seguinte comando:

wget https://download.opensuse.org/repositories/home:/moritzmolch:/gencfsm/Debian_9.0/amd64/gnome-encfs-manager_1.8.19_amd64.deb

Uma vez concluído o download, você executará a instalação do pacote baixado com seu gerenciador de pacotes preferido. Também pode acessar um terminal executando o seguinte comando:

sudo dpkg -i gnome-encfs-manager_1.8.19_*.deb

Quando a instalação estiver concluída, o seguinte comando será executado para resolver qualquer problema com as dependências do pacote:

sudo apt-get install -f

Se são usuários do Arch Linux, Manjaro, Antergos ou qualquer outro derivado do Arch Linux .

Eles terão que executar a instalação a partir dos repositórios do AUR. Portanto, eles devem ter um assistente do AUR instalado e o repositório ativado em seu pacman.conf.

O comando que eles vão executar é:

yay -S gnome-encfs-manager-bin

Finalmente, para aqueles que usam o Fedora e seus derivados , nós iremos baixar o seguinte pacote rpm com a ajuda de um terminal e digitando o seguinte comando:

wget https://download.opensuse.org/repositories/home:/moritzmolch:/gencfsm/Fedora_28/x86_64/gnome-encfs-manager-1.8.19-300.1.x86_64.rpm

E nós instalamos o pacote baixado com:

sudo rpm -i gnome-encfs-manager-1.8.19-300.1.x86_64.rpm

No caso daqueles que são usuários do openSUSE, o pacote é instalado com o seu Centro de Software do seu sistema ou a partir do terminal com:

sudo zypper in gnome-encfs-manager

Uso básico

Use

Para começar a usar o aplicativo , vamos abri-lo e no menu “Administrador”, clicaremos em “Criar ou importar um Stash”. Durante o processo de criação, você será solicitado a especificar o diretório (ou unidade) para criar um Stash.

A localização padrão é “.Private”, que funciona na maioria dos casos.

Na caixa de senha,  digite uma senha segura e clique no botão “criar”.

Acessando o Stash

Quando um novo Stash é criado, a ferramenta o monta automaticamente. Assim, os usuários podem acessar como um dispositivo no gerenciador de arquivos. Além disso, ele aparecerá como se fosse um disco rígido. Para bloquear arquivos, clique no dispositivo no gerenciador de arquivos e coloque arquivos e pastas nele.

Fonte

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

chrome-74-ja-esta-disponivel

Chrome 74 já está disponível

microsoft-poderia-ajudar-a-reduzir-o-uso-de-memoria-do-google-chrome

Por que tantos usuários já substituem o Google Chrome pelo novo Microsoft Edge?