GNOME Mutter adiciona Implicit Grabbing para melhorar manipulação por gestos

A solicitação existe há pelo menos 10 meses mas só agora começaram a trabalhar o recurso.

Uma solicitação de mesclagem de dez meses para GNOME Mutter para adicionar captura implícita ao código Clutter foi finalmente mesclada na semana passada. Assim, o GNOME Mutter adiciona Implicit Grabbing para melhorar manipulação por gestos.

Jonas Dreßler escreveu na solicitação de mesclagem aberta pela primeira vez há dez meses como o primeiro passo para o suporte a novos gestos:

É um lindo domingo para sentar e codificar e não introduzimos um novo mecanismo de captura por pelo menos 2 meses, então por que não fazer isso?

Isso introduz a infraestrutura necessária para implementar ClutterActions para rastrear gestos de ponteiro/toque. O objetivo disso é ver todos os eventos de um botão pressionar->movimento->soltar ou uma sequência de início->atualização->fim de toque no ClutterAction, sem ter que fazer suposições sobre um ponto se tornar inválido ou desaparecer sob nossos pés.

GNOME Mutter adiciona Implicit Grabbing para melhorar manipulação por gestos

Jonas também elaborou ainda mais no commit, adicionando o botão/toque implícito para Clutter:

Em breve, apresentaremos uma nova estrutura de rastreamento de gestos que depende muito de ClutterActions vendo todos os eventos de uma sequência. Para que isso funcione, é necessária uma mudança maior na entrega de eventos: Captação implícita de todos os eventos para sequências de pressionar botão e tocar->movimento->soltar para garantir que ClutterActions continue recebendo eventos para toda a sequência.

Este commit cuida disso: no início de uma sequência de eventos, coletamos todos os atores e ações de manipulação de eventos para um GArray que reside no PointerDeviceEntry e, em seguida, entregamos todos os eventos pertencentes a essa sequência aos mesmos atores/ações até o sequência termina.

GNOME 44

Essa fusão trabalhando para o suporte a novos gestos no Mutter fará parte do lançamento do GNOME 44 que será lançado no próximo mês. Esse é apenas o primeiro passo e ainda está em aberto a segunda parte que apresenta o novo código do rastreador de gestos, que resta saber se chegará a tempo para o marco GNOME 44.

O Projeto GNOME anunciou a chegada da versão Alpha do GNOME 44 com um novo aplicativo Stream Deck. Assim, será possível fazer testes publicamente para esta série de ambientes de desktop GNOME 44, uma grande atualização que apresentará muitos novos recursos e melhorias.

GNOME 44 promete portar para o GTK4 do navegador da Web Epiphany (GNOME Web), uma exibição de grade do seletor de arquivos e suporte para tamanho de ícone de 64px na exibição de grade no gerenciador de arquivos Nautilus, um submenu Bluetooth em Configurações rápidas, a capacidade de desativar os resultados da pesquisa de configurações , bem como um painel de Acessibilidade redesenhado com um novo padrão de navegação em Configurações.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile