GNOME tem melhorias para touchpad e em tablets

O desenvolvedor da Canonical, Daniel van Vugt teve outra semana ocupada. Então, ele continua a se concentrar nas melhorias de desempenho do GNOME. Assim, é de se esperar muitas mudanças em relação ao GNOME 3.34, outra grande versão também tocada pela Canonical após desistir do Unity e passou a colaborar no desenvolvimento do desktop. Alguns trabalhos foram intensificados e o GNOME tem melhorias para touchpad e em tablets. Porém, não se sabe se tudo estará pronto a tempo da nova versão.

GNOME tem melhorias para touchpad e em tablets

Daniel lançou um novo patch em discussão apenas para enfileirar eventos compressíveis dentro do código de estágio Clutter da Mutter. Assim, reduz a latência de entrada para eventos sem compressão , como a rolagem do touchpad e os tablets de desenho. O impacto é que esses eventos de rolagem/desenho de tablet podem chegar a um quadro antes do código atual. Além da latência mais baixa, os eventos sem compressão devem ser mais suaves e menos intermitentes como resultado.

Eventos incompressíveis já passam sem modificações, então enfileirá-los apenas desperdiçava tempo e memória. No entanto, gostaríamos de manter a ordenação de eventos. Isso para que possamos aplicar essa otimização apenas se a fila estiver vazia.

Isso reduz a latência de entrada de eventos incompressíveis, como a rolagem do touchpad ou o desenho de tablets em até um quadro. Isso também significa que a mesma série de eventos chega agora ao cliente com mais facilidade e não em explosões, disse Daniel.

O código de trabalho em andamento está sendo avaliado no Gitlab junto com os outros patches de otimização de desempenho de Daniel. No entanto, ainda não está certo de que algumas dessas correções de desempenho ainda possam chegar a tempo para o lançamento do GNOME 3.34 do próximo mês.

Artigos recentes

Artigos relacionados