GNOME Wayland melhora suporte a deep color

Todas as mudanças devem estar prontas para o GNOME 43 a ser lançado ainda este ano.

Claylson Martins
2 minutos de leitura

Um dos esforços de vários anos em relação ao GNOME Wayland tem sido o suporte a cores profundas (ou deep colors). Particularmente, este é um assunto de interesse dos desenvolvedores do Ubuntu, entre outros. Depois de não ouvir sobre nenhum progresso no suporte a cores profundas do GNOME Wayland por um tempo, agora vemos que algum progresso está sendo feito.

O engenheiro de desktop do Ubuntu Daniel van Vugt da Canonical fez algum progresso na semana passada no suporte a cores profundas para sessões Wayland. Mais notavelmente, ele descobriu a causa de um problema no DisplayLink que estava bloqueando o trabalho e progresso das cores profundas nos últimos cinco meses. Com um adaptador externo DisplayLink, foram encontrados problemas relacionados a incompatibilidades de formato de exibição, mas agora isso foi resolvido.

GNOME Wayland melhora suporte a deep color

GNOME Wayland melhora suporte a deep color
GNOME Wayland melhora suporte a deep color. Trabalho é feito principalmente pela equipe responsável pelo Ubuntu.

Com essa dor de cabeça fora do caminho, Daniel van Vugt atualizou os patches para a série de cores profundas GNOME Wayland para abrir o uso de cores de 30 bits em vez de 24 bits. Isso foi testado com sucesso no driver Intel entre outras configurações. A composição de clientes Wayland OpenGL nativos é um pouco mais eficiente com esse suporte a cores profundas, pois os formatos XR30/AR30 já são usados ??quando possível, mas para clientes XWayland legados e clientes de memória compartilhada em que a cor de 24 bits ainda está sendo usada, pode haver um uso de largura de banda de memória maior com a mudança para 30 bits.

Por enquanto, a solicitação de mesclagem ainda está marcada como um “rascunho”, enquanto veremos o que mais surgirá com esse trabalho no curto prazo e se o suporte a cores profundas do Wayland finalmente estará pronto para o GNOME 43 ainda neste ano.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.