in

GNU Linux-Libre 5.10 também é lançado para quem quer um software 100% livre

GNU Linux-Libre 5.10 também é lançado para quem quer um software 100% livre

Aqueles que querem um software livre e 100% livre de código proprietário já podem contar com o GNU Linux-Libre 5.10. Ele vem na esteira do lançamento do kernel 5.10 neste final de semana. O anúncio é do idealizador do projeto, Alexandre Oliva. Assim, este kernel não apresenta qualquer código proprietário e drivers não livres.

GNU Linux-Libre 5.10 também é lançado para quem quer um software 100% livre

GNU Linux-Libre 5.10 também é lançado para quem quer um software 100% livre

Seguindo esta filosofia, esta versão apresenta o desbloqueio de um novo primitivo de carregamento de firmware introduzido no kernel Linux 5.10 LTS. Além disso, desativa novos blobs no driver gráfico de código aberto AMDGPU para GPUs AMD e os drivers de vídeo Intel i915 e Bluetooth HCI, bem como no Quallcomm ath11k, Drivers Intel iwlwifi, IMX SDMA e MLXSW Spectrum.

Ele também desativa o carregamento de firmware nos drivers recém-adicionados para a ponte Cadence MHDP8546 DPI/DP e o switch Marvell Prestera. Do mesmo modo, desativa novos blobs nas portas Qualcomm ARM64 (AArch64) e atualiza o código de carregamento de blob para a memória Broadcom STM DPFE e Intel Drivers de som Haswell e HiFi2.

Mais recursos

Além disso, o código BPF pré-compilado faz parte da árvore upstream junto com as fontes correspondentes. O kernel GNU Linux-libre 5.10 também herda todos os novos recursos do kernel Linux 5.10, incluindo o aumento de desempenho no sistema de arquivos Btrfs para operações fsync (), as correções “year-2038” no sistema de arquivos XFS, e suporte do sistema EFI para a arquitetura RISC-V.

  • Ele também apresenta suporte para a extensão de marcação de memória ARMv8.5;
  • suporte para o algoritmo de assinatura digital SM2;
  • um sistema de arquivo EXT4 muito aprimorado e várias outras melhorias.

Além disso, o kernel Linux 5.10 é uma série LTS (Long-Term Support). Assim, muito provavelmente,  terá suporte nos próximos cinco anos. Então, continue com ela para sua distribuição GNU/Linux.

Aqueles que desejam construir um computador pessoal 100% gratuito que não executa nenhum código proprietário podem baixar o kernel GNU Linux-Libre 5.10 agora mesmo do  site oficial. Este kernel Linux baseado em GNU é compatível com todas as distribuições GNU/Linux, bem como com o sistema operacional GNU.

9to5 Linux

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

como-instalar-o-star-ruler-2-um-jogo-de-estrategia-espacial-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Como instalar o Star Ruler 2, um jogo de estratégia espacial, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

ISOs do Linux Mint 20.1 foram aprovadas para lançamento

Linux Mint 20.1 Beta já está disponível para download