GNU Linux-Libre 5.12 lançado após mais destravamento de driver

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Depois do recém-lançado kernel Linux 5.12 deste final de semana, chega a versão totalmente livre do mesmo kernel, o GNU Linux-Libre 5.12-gnu. Assim, ela está agora disponível como a última versão deste kernel limpo GNU. Além disso, possui o codinome de “Freedo Misses Tasha”.

Com o GNU Linux-Libre 5.12, houve mais alterações de eliminação de blob de driver que ocorreram em nome da tentativa de impedir que o firmware “não livre” apenas binário fosse carregado pelo sistema, mesmo que isso significasse suporte e funcionalidade de hardware reduzido ou segurança ausente atualizações. 

GNU Linux-Libre 5.12 lançado após mais destravamento de driver

GNU Linux-Libre 5.12 lançado após mais destravamento de driver

Entre as mudanças do kernel, há muitas limpezas observadas para o ciclo do Linux 5.12 e elas incluem, “Muitos drivers recém-adicionados exigiam limpeza: OcteonTX2 crypto, MXL692 dvb, MT7921E wifi e aceleradores BCM VK. Algumas limpezas adicionais foram necessárias nos documentos do Intel ICE e nos arquivos Qualcomm AArch64 DTS. O driver Allegro-DVT saiu do teste e, portanto, exigiu ajustes em suas regras de limpeza. Os drivers da GPU Adreno e das telas sensíveis ao toque x86 foram alterados para solicitar novos nomes de blob, portanto, ajustes de limpeza foram necessários.

Em nosso resumo sobre o novo kernel Linux 5.12, já mostrávamos as mudanças importantes do upstream desta nova versão estável. O kernel GNU Linux-Libre 5.12-gnu foi batizado de” Freedo Misses Tasha “em homenagem a um dos desenvolvedores do Linux-libre que perdeu sua companhia felina recentemente. O anúncio do kernel fala sobre isso:

“Este lançamento é em memória de Tasha, a companheira felina de Jason Self de muitos anos. Jason há muito contribui para o GNU Linux-libre e manteve a popular distribuição Freesh de GNU Linux-libre .debs
Tasha compartilhou sua casa, trouxe alegria e faz muita falta.
https://social.bobcall.me/@jxself/106022448796141042

Mais detalhes sobre este lançamento de kernel de software livre “puro” através da lista de discussão GNU.org.

Linux 5.12 com uma semana de atraso

Com uma semana de atraso, o kernel Linux 5.12 está disponível para downloadHavia uma grande expectativa de que ele tivesse saído na semana passada. Porém, devido ao tamanho e outros problemas de última hora, o desenvolvedor Linus Torvalds resolveu adiar o lançamento oficial para que fossem realizados novos testes.

Assim, após uma janela de mesclagem movimentada, finalmente temos o Linux Kernel 5.12 pronto para download. Na verdade, todo o processo de desenvolvimento desta versão foi bem tumultuado. Primeiro, houve o caso de um bug de armazenamento. Além disso, o próprio Linus perdeu tempo devido à tempestade de neve que atingiu os Estados Unidos e deixou parte do país sem energia elétrica por muito tempo. Para completar, depois o problema da Universidade de Minnesota, em que pesquisadores criaram bugs propositais no kernel.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.