in

Google bane aplicativos “stalkerware” da Play Store

“Stalkerware” é um termo usado para descrever aplicativos que rastreiam os movimentos de um usuário.

Google exigirá que os desenvolvedores comecem a usar seu sistema de cobrança no próximo ano
O Google diz que sempre exigiu que os desenvolvedores que distribuem seus aplicativos na Play Store usem seu sistema de cobrança se oferecerem compras no aplicativo e paguem uma taxa de 30% dos pagamentos.

O Google atualizou as regras da Play Store para impor uma proibição aos aplicativos “stalkerware”. “Stalkerware” é um termo usado para descrever aplicativos que rastreiam os movimentos de um usuário, espionam chamadas e mensagens e registram a atividade de outros aplicativos.

Geralmente é anunciado aos usuários como uma forma de descobrir parceiros traidores, rastrear filhos fora de casa e como forma de ficar de olho nos funcionários no trabalho.

Google bane aplicativos stalkerware da Play Store

O principal recurso de todos os aplicativos stalkerware é que esses aplicativos podem ser instalados e executados sem o conhecimento do proprietário do dispositivo. Na última década, a Play Store hospedou centenas de aplicativos que se encaixam na categoria stalkerware. O Google geralmente evita fazer declarações públicas sobre o assunto.

Google bane aplicativos "stalkerware" da Play Store
“Stalkerware” é um termo usado para descrever aplicativos que rastreiam os movimentos de um usuário, espionam chamadas e mensagens e registram a atividade de outros aplicativos.

O Google disse que todos os aplicativos que rastreiam usuários e enviam seus dados para outro dispositivo devem incluir um aviso ou consentimento adequado e mostrar uma notificação persistente de que as ações do usuário estão sendo rastreadas.

As novas regras, definidas para entrar em vigor em 1º de outubro, são a proibição de aplicativos stalkerware, ao negar sua capacidade de serem instalados e operados sem serem detectados quando instalados nos dispositivos das vítimas.

Se os aplicativos de rastreamento de usuários não adicionarem essas alterações na interface do usuário, eles não passarão pelo processo de aprovação para serem listados na Play Store.

O anúncio parece mais um alerta para todos os desenvolvedores de aplicativos obscuros, em vez de uma proibição real de aplicativos stalkerware. Os desenvolvedores de aplicativos têm quase duas semanas para cumprir as regras.

Em caso de dúvidas, entre no grupo do Sempre Update no Telegram.

Fonte: ZDNET

Play Store trabalha em um recurso para compartilhar aplicativos sem internet

Seis aplicativos contendo malware Joker foram removidos da Google Play Store

Filtros de pesquisa da Play Store estão sendo lançados para mais usuários