Google Chrome e Chromium testam um back-end Qt

As revisões de código público começaram esta semana no suporte da plataforma Qt para o código de navegador de código aberto Chromium do Google. Ao que parece, o Google está pelo menos avaliando as perspectivas de suporte ao kit de ferramentas Qt para a interface do usuário do Chromium e, consequentemente, do Chrome.  Isso porque há revisões de código Gerrit recém-iniciadas para suporte a Qt com Chromium. Portanto, o Google Chrome e Chromium testam um back-end Qt.

Google Chrome e Chromium testam um back-end Qt

Neste sentido, foram abertos esta semana tanto o suporte à plataforma Qt no Chromium quanto a adição de Qt à raiz sys.

Google Chrome e Chromium testam um back-end Qt.

O suporte da plataforma Chromium é sinalizado com um “[DO NOT LAND]” e possui um rótulo de “work in progress” para que pelo menos ainda esteja em seus estágios iniciais. Assim, neste exato momento, tudo não passa de mais uma prova de conceito do que um plano de ação concreto neste momento apontar. De qualquer forma, será interessante ver qual é o interesse do Google com o uso do Qt pelo navegador Chromium/Chrome.

Google traz mais novidades ao navegador. Agora investe no que chama de Guia de Privacidade

Atualmente na versão estável Chrome 100, a equipe do Google já trabalha no próximo Chrome 101 e que deve trazer importantes recursos. Outros navegadores como o Firefox também caminham neste mesmo sentido.

Em meio a toda a polêmica sobre coleta de dados, o Google está lançando um novo recurso para usuários do Chrome que, segundo a empresa, ajudará a proteger a privacidade enquanto estiver online por meio do chamado Guia de Privacidade.

Embora esse Guia de Privacidade não adicione novas opções de privacidade, ela serve como um guia passo a passo que permitirá aos usuários implementar as configurações mais apropriadas. Além de fornecer orientação sobre o que pode ser um mar confuso de configurações, a nova adição também oferece explicações sobre diferentes opções.

O Guia de Privacidade está sendo entregue para pessoas que usam o Chrome 100 e superior, com o Google dizendo que o lançamento ocorrerá nas próximas semanas. Por enquanto, há apenas menção de que ele será disponibilizado na versão desktop do navegador.

Embora seja improvável que o novo recurso faça muito para mudar a reputação do Google como invasor de privacidade, qualquer coisa que ajude os usuários a lidar com a privacidade ou a falta dela é bem-vinda.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile