Google coloca driver Nouveau na lista negra

Os desenvolvedores do Google que trabalham no navegador Chrome/Chromium decidiram colocar na lista negra o driver Nouveau. O driver é open source e lida aceleração de GPUs NVIDIA no Linux. Portanto, o Google coloca driver Nouveau na lista negra.

Instabilidade

Da mesma forma, os desenvolvedores do Google consideram o Nouveau instável demais para dar suporte a seus usuários. Este relatório de bug descreve a decisão dos desenvolvedores.

Ao longo dos anos recebemos muitos relatos de bugs relacionados à estabilidade do driver Nouveau. Então tiramos a conclusão de que o Nouveau é instável não apenas a partir desse relatório de bug, mas a partir de uma agregação de muitos (outros).

Como mencionado (…), não temos recursos internos para testar e depurar problemas relacionados com o Nouveau. Eu não recomendaria criar fornecedor de driver falso. Primeiro, a NVIDIA é uma marca e tenho certeza de que existem problemas legais. Em segundo lugar, uma vez perdida a confiança, é difícil recuperá-la, concluiu um desenvolvedor.

Mesa desatualizado

Dos relatórios de bugs do Nouveau com aceleração de WebGL/GPU, a maioria parece derivar de usuários em distribuições com construções desatualizadas de Mesa.

Então, a partir do Chrome/Chromium 71, o Nouveau está definitivamente na lista negra. Felizmente, pode ser contornado com a bandeira de lançamento –ignore-gpu-blacklist

Possível solução

Compreensivelmente, isso tem incomodado alguns desenvolvedores do Nouveau que estão decidindo o que fazer. Então, a consequência imediata pode ser perder o WebGL acelerado por padrão para todos os usuários neste driver NVIDIA de código aberto.

Uma opção considerada pela desenvolvedora do Nouveau, Ilia Mirkin, é “falsificar” a string do OpenGL quando consultada no Chrome/Chromium. Isso para poder espelhar o que o driver proprietário da NVIDIA reporta. Portanto, este é o alvo o qual os desenvolvedores do Google alertaram.

De acordo com Ilia, os desenvolvedores do Nouveau não estão cientes de nenhum problema importante do Nouveau com o navegador da Web nas versões atuais do Mesa. Assim, talvez seja revista a decisão de deixar o driver na lista negra.

Fonte

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Fedora 30 deve usar LUKS2 para criptografia de discos

Previous article

Vulkan 1.1.97 lançado com cinco novas extensões

Next article

You may also like

More in Notícias