in

Google faz experiências com o WebP2 como sucessor do formato de imagem WebP

Um repositório foi criado recentemente com a novidade.

O formato de imagem WebP ainda não é amplamente usado na internet em detrimento a outros mais populares, no entanto, o Google já faz experiências com o seu sucesso, o WebP2. Sendo assim, os engenheiros do Google já estão trabalhando no WebP2 como a versão de próxima geração de seu formato de arquivo de imagem estática.

Este é um formato tão novo que somente no ano passado o Firefox adicionou suporte a WebP. Aos poucos, outros aplicativos estão seguindo e começando a ver mais uso de WebP na web como uma alternativa aos famosíssimos JPEG e PNG. Entretanto, o Google começou um trabalho experimental inicial em uma revisão do WebP 2.

Google faz experiências com o WebP2 como sucessor do formato de imagem WebP

Google faz experiências com o WebP2 como sucessor do formato de imagem WebP

Além disso, agora existe um repositório Git libwebp2 no servidor Git Google. Este repositório WebP 2 existe há apenas duas semanas e contém trabalhos anteriores sobre este “sucessor experimental do formato de imagem WebP”.

A documentação reforça ainda mais que este é um trabalho em direção à próxima grande versão do WebP, mas ainda está em uma forma inicial. Veja, então, o que se diz: “WebP 2 é o sucessor do formato de imagem WebP, atualmente em desenvolvimento. Não está pronto para uso geral e o formato não está finalizado, portanto, as alterações na biblioteca podem quebrar a compatibilidade com imagens codificadas com versões anteriores. USE POR SUA CONTA E RISCO! 

WebP 2 está trabalhando em alguns novos recursos, como suporte 10b HDR, mas está focado principalmente em melhorias na eficiência de compressão. O objetivo é ser cerca de 30% melhor do que o original do WebP. Contudo, está parecendo cerca de 20% pior do que AVIF. Assim, deve haver melhorias na compressão sem perdas. O WebP 2 oferecerá suporte a animações, decodificação incremental leve e a implementação do software terá melhor estrutura.

Desempenho frustrante, por enquanto

Embora as perspectivas do WebP2 sejam empolgantes, ele está realmente nos estágios iniciais e, até agora, o desempenho se mostra uma verdadeira decepção.

O WebP2 está atualmente apenas parcialmente otimizado e, grosso modo, 5x mais lento que o WebP para compactação com perdas. Ele ainda tem compactação 2x mais rápido do que AVIF, mas leva 3 vezes mais tempo para descompactar. O objetivo é atingir a paridade da velocidade de descompressão.

Quem estiver interessado em conhecer o desempenho atual da codificação de imagem WebP pode ver esses resultados do OpenBenchmarking.org. Da mesma forma, há também benchmarks de codificação AVIF do avifenc.

Aqueles que desejam monitorar o progresso no desenvolvimento WebP2 podem seguir para o repositório libwebp2 Git.

 

Chrome e Firefox recebem suporte para o novo formato de imagem AVIF

 

11 editores de vídeo, imagem, texto e código, para você instalar em seu Linux

JPEG e GIF serão extintos?