Google implementa recurso Read Aloud do Microsoft Edge no Chrome

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Já se dizia em televisão que nada se cria, tudo se copia. O mesmo vale para o mundo da internet com seus navegadores cada vez mais ricos e parecidos em recursos. Assim, está cada vez mais difícil dizer qual seria o melhor atualmente. Do Chrome e Firefox ao Edge e Opera, há tanta inspiração e contaminação cruzada que é difícil encontrar algo que seja único. Desta vez, o Google está levando uma novidade do Microsoft Edge para o navegador Chrome e implementa recurso Read Aloud. Há muita cópia de recursos e ideias no mundo dos navegadores, por isso pode ser difícil dizer qual é o “melhor”. 

O exemplo mais recente disso é o Google usando a versão Canary mais recente do Chrome para apresentar sua própria versão de um recurso encontrado no Microsoft Edge. A implementação de “Read Aloud” do Google é quase idêntica à da Microsoft, mas o Chrome tem uma base de usuários significativamente maior, o que significa que esta ferramenta útil será aproveitada por mais pessoas.

Google implementa recurso Read Aloud do Microsoft Edge no Chrome

O primeiro lançamento do recurso do Google – que, como você provavelmente já adivinhou, pode ser usado para ter uma página da web ou seção de texto destacada e lê-lo em voz alta por meio de conversão de texto em fala – é um pouco limitado, mas é é muito cedo.

No X/Twitter, Leopeva64 compartilhou imagens do recurso em ação:

Como você pode ver, além da opção de ajustar a velocidade com que o texto é lido em voz alta, o Google adicionou uma maneira prática de acompanhar o progresso por meio do texto. A seção que está sendo lida em voz alta é destacada no painel lateral, enquanto a fonte do texto que já foi lido desaparece um pouco. É um toque menor, mas útil.

Embora disponível apenas na versão Canary do Chrome por enquanto, não demorará muito para que o recurso chegue aos testadores beta e a todos os outros.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.