in

Google lança o Android 11 Developer Preview 2: Veja todos os detalhes!

Os novos recursos são voltados tanto para o usuário quanto para os bastidores.

Google lança o Android 11 Developer Preview 2: Veja todos os detalhes!
Imagem: Reprodução | Android Authority.

O Android 11 Developer Preview 2 foi lançado pelo Google. Comparado com a primeira prévia do Android 11 Developer Preview, esta segunda atualização vem com muitos novos recursos. No entanto, essas construções ainda são recomendadas apenas para desenvolvedores ou usuários iniciantes que possuem um dispositivo livre para testes.

Se você já está executando o Android 11 Developer Preview 1 ou a versão de manutenção 1.1, uma atualização estará disponível para você. Caso você ainda não esteja executando o Android 11, você pode baixar e instalar a imagem do sistema manualmente. Além disso, o Google está disponibilizando a atualização por meio da nova ferramenta Flash Android. Por fim, saiba que esta atualização está disponível para o Google Pixel 2, Pixel 2 XL, Pixel 3, Pixel 3 XL, Pixel 3a, Pixel 3a XL, Pixel 4 e Pixel 4 XL.

O que há de novo no Android 11 Developer Preview 2?

O Google está adicionando uma variedade de novos recursos ao Android 11 com esta nova atualização. Eles são voltados tanto para o usuário quanto para os bastidores. Aqui estão as maiores mudanças:

  • API do 5G: os desenvolvedores agora podem verificar rapidamente se um usuário está atualmente conectado a uma rede 5G New Radio ou Non-Standalone.
  • Ângulo de dobradiça para dobráveis: para telefones dobráveis como o Samsung Galaxy Z Flip ou o Galaxy Fold, a nova API AndroidX do Android 11 permitirá que os desenvolvedores criem experiências mais adaptáveis.
  • Melhorias no serviço de triagem de chamadas: o Google está adicionando novas APIs para permitir que os aplicativos de triagem façam mais para impedir que chamadas incomodem os usuários. Assim, esses aplicativos poderão relatar um motivo de rejeição de chamada e verificar se uma chamada está sendo feita para ou de um número nos contatos do usuário.
  • Atualizações de armazenamento com escopo: o recurso de armazenamento com escopo no Android 11 está recebendo uma atualização, com melhor gerenciamento de arquivos em cache. Além disso, você pode ler mais sobre as atualizações de armazenamento com escopo aqui.

Mais APIs úteis

  • Transições sincronizadas do IME: o Google está introduzindo um novo conjunto de APIs que permitem sincronizar o conteúdo do seu aplicativo com o teclado na tela e as barras do sistema, conforme são animadas dentro e fora da tela. Assim, espera-se que isso permita que os desenvolvedores criem transições de IME mais naturais, intuitivas e “sem brincadeiras”. Dê uma olhada nos GIFs abaixo para vê-lo em ação.
Google lança o Android 11 Developer Preview 2: Veja todos os detalhes!
Animação: Android Authority.
  • Taxa de atualização variável: no Android 11, aplicativos e jogos agora podem definir uma taxa de quadros preferida para cada janela. Você pode ler mais sobre esta nova API aqui.
  • Continuar na reinicialização: Os aplicativos agora podem retomar a funcionalidade normal e receber mensagens imediatamente após uma reinicialização.
  • Suporte de câmera no Android Emulator: O Android Emulator agora suporta dispositivos de câmera com emulação frontal e traseira.

Fonte: Android Authority

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Lançado o OBS Studio 25.0

Lançado o OBS Studio 25.0

Android 11 facilitará o controle de seus produtos domésticos inteligentes

Android 11 facilitará o controle de seus produtos domésticos inteligentes