Google Meet impõe limite de duração de chamadas em grupo para usuários gratuitos do Gmail

Claylson Martins
3 minutos de leitura
Imagem: Androidatm

O que é bom dura pouco. Essa máxima valeu em relação às videochamadas gratuitas ilimitadas do Google Meet. Agora, o serviço do Google Meet impõe limite de duração de chamadas em grupo para usuários gratuitos do Gmail. Este tempo tem um limite de uma hora. Antes, por conta da pandemia de Covid-19, o prazo era ilimitado para qualquer pessoa com conta no Gmail. Esse benefício terminou no início deste mês e o Google detalhou a nova limitação.

Quando o Meet se tornou disponível para todos os usuários em abril de 2020, o Google disse que não iria impor um limite de tempo de 60 minutos nas chamadas até 30 de setembro. Esse prazo para chamadas em grupo que podiam durar o dia todo foi posteriormente estendido para 31 de março de 2021 e novamente para 30 de junho.

Google Meet impõe limite de duração de chamadas em grupo para usuários gratuitos do Gmail

Google Meet impõe limite de duração de chamadas em grupo para usuários gratuitos do Gmail
Imagem: Momento Verdadeiro

O Google não fez uma revisão desse tempo novamente antes de julho, e os usuários gratuitos do Gmail agora precisam viver com um limite de Meet para um grupo-chave. “Chamadas com 3 ou mais participantes” são limitadas a 60 minutos.

Aos 55 minutos, todos recebem uma notificação de que a chamada está prestes a terminar. Para estender a chamada, o host pode atualizar sua conta do Google. Caso contrário, a chamada terminará em 60 minutos.

Dito isso, as chamadas individuais podem continuar a funcionar por até 24 horas em contas gratuitas e corporativas. A atualização mencionada pelo Google é o nível de espaço de trabalho individual de US$ 9,99 por mês, que acaba de ser lançado em cinco países. Se os hosts forem atualizados, as chamadas podem durar até um dia.

Na prática, a maioria dos usuários ficará satisfeita com a duração um-para-um, mas a limitação do grupo pode ser irritante, pois as chamadas em grupo ou familiares duram facilmente mais de 60 minutos. Esse período é insuficiente para uma dinâmica de trabalho que realmente não mapeia para a esfera pessoal. É o caso das aulas on-line, por exemplo, que agora passam a contar com esse limite, caso o link gerado não seja de uma conta paga ou corporativa. Porém, é possível gerar outro link do Meet imediatamente após o encerramento automático da chamada em vigor.

Usuários brasileiros já experimentam a nova limitação. Perto do prazo de uma hora, é dado um aviso sobre o limite e que a chamada será automaticamente encerrada. É preciso gerar um outro link, o que pode atrapalhar vários serviços de aulas on-line ou reuniões de trabalho, por exemplo. Para quem gerou o link é oferecida a chance de comprar pelo uso de videochamadas ilimitadas.

Via 9to5Google

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.