Se você acompanha o espaço Android há mais de alguns meses, provavelmente se lembra da antiga tradição do Google de atualizar regularmente o que era conhecido como gráfico de distribuição da plataforma de software. Quase sem exceção, o gigante das buscas costumava atualizar essas estatísticas a cada 30 dias, constantemente, dando motivo à concorrência para zombar e lembrando os usuários do antigo problema de fragmentação. Neste artigo, confira a participação de mercado do Android 10.
Participação de mercado do Android 10
Com isso em mente, não ficamos exatamente chocados ao ver a empresa romper silenciosamente com a tradição começando em algum momento no final de 2018. Mas, embora o Google tenha decidido repentinamente mudar a programação, a participação de mercado relativa de todas as versões do sistema operacional permaneceu pública e facilmente acessível até recentemente.
Conforme observado pelo site 9to5Google, esse não é mais o caso, pois o chamado “painel de distribuição” mostra apenas a porcentagem de dispositivos Android ativos agrupados por “tamanhos e densidades de tela” no momento da redação deste artigo. Essas informações em particular também são bastante antigas, datando de maio de 2019. Todavia, a boa notícia é que você pode realmente descobrir algumas informações da versão atual da plataforma se souber onde procurar.
Conforme destacado na página revisada do painel de distribuição, as estatísticas podem ser encontradas no assistente Criar novo projeto do Android Studio e, de acordo com o pessoal do 9to5Google, elas não são ótimas. Na verdade, o Android 10 aparentemente representa um pedaço menor da torta do que a versão Pie do sistema operacional em maio de 2019.
Especificamente, apenas 8,2% dos dispositivos Android em uso no momento são equipados com a versão mais recente do sistema operacional. Por outro lado, há quase um ano a participação do Android 9.0 era de 31,3%. É claro que ainda não é maio de 2020, então a comparação não é totalmente justa. Porém, na melhor das hipóteses, o Android 10 poderia corresponder aos números de adoção de seu precursor nas próximas semanas. Isso significa que o Google basicamente não fez nenhum progresso na solução do problema de fragmentação. Portanto, não é de admirar que agora essas informações sejam mais difíceis de encontrar do que nunca.
Fonte: Phone Arena