O Google anunciou a maior iniciativa de apoio ao futuro do jornalismo até o momento: a nova experiência de notícias batizada de Google News Showcase – ou, no Brasil, Destaques. A novidade estreia primeiro para leitores do Brasil e da Alemanha.
Destaques vai oferecer aos leitores mais contexto e diferentes perspectivas sobre temas importantes do noticiário, atraindo, ao mesmo tempo, um tráfego valioso para os sites das publicações. Nos primeiros três anos, o investimento chega a US$ 1 bilhão em todo o mundo em parcerias com veículos jornalísticos responsáveis por criar e selecionar conteúdo de alta qualidade para o novo produto.
No Brasil, mais de 20 nomes compõem o grupo de publicações parceiras até o momento. Parte delas são de alcance nacional, como Band, Estadão, Folha de S.Paulo, Jovem Pan, Revista Piauí, SBT News, UOL e Veja. Outras são importantes redações atuantes nas diferentes regiões do país, como A Gazeta, Correio Braziliense, Estado de Minas, Folha de Boa Vista, Folha de Pernambuco, Gazeta do Povo, GZH, Jornal Correio (BA), Jornal do Comércio (RS), NSC Total, O Dia, O Tempo, e Portal Correio.
Destaques: nosso investimento de US$ 1 bilhão no jornalismo
Estes recursos serão destinados principalmente a parcerias. O Google Destaques vai oferecer aos leitores mais contexto e diferentes perspectivas sobre temas importantes do noticiário, atraindo, ao mesmo tempo, um tráfego valioso para os sites das publicações. “Nos primeiros três anos, vamos investir US$ 1 bilhão globalmente em parcerias com veículos jornalísticos responsáveis por criar e selecionar conteúdo de alta qualidade para o novo produto”, informa o Google.
Trata-se de um novo programa de licenciamento de conteúdo que se soma a outros, remunerando os veículos por conteúdo jornalístico de alta qualidade, e também a outras iniciativas, como Assine com o Google, Web Stories e notícias em formato de áudio. “Com ele, reforçamos nosso compromisso de longo prazo em ajudar a fortalecer o ecossistema jornalístico”.
Destaques estreia primeiro para leitores do Brasil e da Alemanha. Outros países virão na sequência.
Aproximadamente 200 veículos do Brasil, da Argentina, do Canadá, da Alemanha, do Reino Unido e da Austrália assinaram parcerias com o Destaques. A lista inclui publicações renomadas como Der Spiegel, Stern, Die Zeit e Infobae, bem como El Litoral, WAZ e SooToday. O número de veículos vai crescer à medida que o Destaques chegar a outros países, entre eles Índia, Bélgica e Holanda.
O lançamento não se resume ao apoio financeiro: ele marca também o surgimento de uma experiência jornalística diferente na internet. O projeto vai contar com a curadoria editorial de diversas redações reconhecidas no mundo, vai também oferecer aos leitores mais informações e sacadas sobre os assuntos que importam e permitir que os veículos aprofundem a relação com seu público.
O que é o Destaques
O News Showcase ou Destaques é composto de painéis de notícias que vão aparecer, inicialmente, no Google Notícias para Android. Em breve o produto estará disponível também no Google Notícias para iOS, e mais adiante chegará ao Google Discover e à Busca.
Nesses painéis, os veículos participantes poderão agrupar conteúdos que aparecem nos feeds de notícias dos leitores, oferecendo narrativas mais aprofundadas e mais contexto por meio de recursos como linha do tempo, bullets e artigos relacionados. Outros elementos como vídeos, áudios e resumos diários virão a seguir.
Destaques é diferente dos outros produtos de notícias do Google porque parte das escolhas editoriais de veículos específicos sobre quais conteúdos apresentar aos leitores e como exibi-los. As publicações também podem dar mais detalhes e contexto, cada uma no seu estilo, por exemplo, resumindo um tema complexo, incluindo uma explicação ou inserindo uma entrevista central sobre um assunto do momento.
O objetivo dos painéis é representar a marca individual de cada veículo dentro dos produtos Google, para que o leitor reconheça mais facilmente o valor e o ponto de vista de cada publicação sobre os principais acontecimentos da atualidade. Basta um clique para o usuário ser direcionado ao site do veículo. Para Lilian Ferreira, gerente de estratégia e métricas do UOL, esse formato é extremamente atraente. “Agora as pessoas terão um novo jeito de encontrar o conteúdo do UOL no Google. Nossas matérias e curadoria dão destaque ao que está acontecendo de mais importante, com um jeito simples, para que as pessoas se mantenham bem-informadas em qualquer lugar”.
Os painéis vão aparecer em feeds personalizados, ao lado de outros conteúdos classificados por relevância. O público poderá navegar por conteúdos dos veículos parceiros e “seguir” publicações específicas para que suas reportagens apareçam sempre em evidência. Além disso, o Destaques dará acesso a conteúdos normalmente fechados por paywall para que os usuários degustem do melhor conteúdo de cada publicação em seus próprios sites.
“Participar do Destaques nos permite ampliar o alcance do conteúdo local que produzimos”, disse a gerente de produto digital da GZH, Débora Pradella. “Acreditamos que levar jornalismo e informações confiáveis a um público cada vez maior é necessário para que a sociedade avance.”
Confira o que nossos parceiros disseram sobre o Destaques:
- “A parceria entre a Folha e o Google comprova o valor do conteúdo vindo do jornalismo profissional, a importância da informação confiável, como fica claro durante a pandemia, em que a diferença entre fato comprovado e fake news pode ser a diferença entre a vida e a morte.” – Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha de S.Paulo.
- “Recebemos com muita satisfação essa iniciativa do Google, que reforça a importância do jornalismo profissional, apoiando a produção e veiculação de informação confiável e contributiva ao processo democrático. Uma contribuição relevante à liberdade e qualidade do trabalho da imprensa no Brasil.” – Fábio Carvalho, CEO da Editora Abril.
- “Será mais uma oportunidade significativa de ampliar o alcance digital do nosso jornalismo de credibilidade e do entretenimento confiável e de qualidade, reconhecidos como marcas do Grupo Bandeirantes, pelo público e pelo mercado publicitário.” – Andre Luiz Costa, diretor-geral da Vibra, empresa digital do Grupo Bandeirantes.
- “O Correio Braziliense participa com entusiasmo deste novo projeto, que faz parte de uma série de parcerias entre o Google e as empresas de jornalismo. O Destaques ajudará o usuário brasileiro a acessar conteúdo jornalístico relevante de maneira gratuita, contribuindo para a disseminação de informações confiáveis, tão fundamentais na construção de uma democracia sólida.” – Guilherme Machado, vice-presidente do Correio Braziliense.
- “Destaques é uma iniciativa que valoriza o jornalismo profissional e dá respaldo aos veículos que investem em redações e respeitam a inteligência da audiência, prestando um serviço relevante para a sociedade. A Jovem Pan investe no jornalismo profissional há mais de sete décadas e acredita nas novas plataformas como forma de alcançar um público cada vez maior e diverso.” – Roberto Araujo, CEO do Grupo Jovem Pan.
- “Enfrentamos atualmente um grande aumento no desafio de continuar criando conteúdos de qualidade. Como são em épocas como esta que a informação é ainda mais valiosa e fundamental para a sociedade, é vital podermos contar com parceiros estratégicos como o Google, que através deste programa, contribui financeiramente para viabilizar essa produção e destaca em suas plataformas conteúdos com credibilidade evitando a disseminação de fake news.” – Luiz Mendes, COO do jornal O Dia.
- “Estamos muito satisfeitos de participar do lançamento do Destaques no Brasil. É uma iniciativa positiva do Google, uma ação clara e direta no sentido de favorecer veículos que produzem conteúdo relevante e criteriosamente bem apurado – algo que custa caro, mas cujo fortalecimento é de fundamental importância para que tenhamos uma sociedade bem servida de informações” – Juan Torres, coordenador de Inovação e Mídias Digitais do Jornal Correio.
Compromisso de longo prazo
Com o lançamento de Destaques e nosso compromisso de investir em conteúdo jornalístico de qualidade, queremos continuar contribuindo para a sustentabilidade do jornalismo. Seja continuando a redirecionar tráfego – cerca de 24 bilhões de acessos mensais – para sites de notícias de todo o mundo por meio da Busca, ou mantendo os projetos da Iniciativa Google de Notícias (GNI). Um exemplo é o fundo emergencial que ajudou mais de 5.600 pequenos e médios veículos no mundo duramente afetados durante a pandemia – só no Brasil, foram R$ 17 milhões investidos em quase 400 redações por todo o país. Ou mesmo o recém-anunciado Programa de Crescimento Digital, também voltado a fortalecer pequenos e médios no meio digital.
A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis e úteis para todas as pessoas, em todo o mundo – e isso representa um objetivo compartilhado com veículos que desejam manter a população bem-informada. Ao lado de outras empresas do setor privado, governo e organizações da sociedade civil, queremos fazer a nossa parte e ajudar o jornalismo do século 21 não apenas a sobreviver, mas a prosperar, afirma Andrea Fornes, diretora de parcerias de produtos de notícias para a América Latina do Google