in

Google permitirá que os usuários do Android escolham seu navegador pronto para uso

Mudança vem em resposta aos requisitos da UE

Google permitirá que os usuários do Android escolham seu navegador pronto para uso

O Google anunciou uma série de mudanças para usuários do Android. A principal delas é que os usuários Android poderão escolher seu próprio navegador web, sem imposição do Chrome, que também é mantido pela empresa. Por enquanto, porém, a medida vale somente na Europa. Ela é uma resposta às mais recentes preocupações antitruste levantadas pela Comissão Européia. Portanto, os usuários poderão escolher o navegador e o mecanismo de pesquisa que desejam usar no Android.

Como é hoje?

Atualmente, os dispositivos Android vêm com o Google Chrome pré-instalado e o Google como o mecanismo de busca padrão. No entanto, em um futuro próximo, tudo isso vai mudar, diz o Google.

Embora os detalhes sobre os navegadores que seriam oferecidos aos usuários não tenham sido fornecidos, o anúncio é claramente uma boa notícia para outros desenvolvedores de navegador, como o Mozilla.

Mudança possivelmente chegando no final deste ano

Ao mesmo tempo, a Microsoft provavelmente se beneficiará significativamente dessa mudança. Isso porque a empresa lançou uma versão do navegador Microsoft Edge para Android e também é dona do Bing, a principal alternativa para a pesquisa do Google.

Versões mais recentes do Chrome para desktops já oferecem outros buscadores na lista a ser habilitada por padrão. É o caso do DuckDuckGo, por exemplo. Para fazer a alteração basta ir às configurações do navegador e escolher.

Agora também faremos mais para garantir que os proprietários de telefones Android saibam sobre a ampla variedade de navegadores e mecanismos de pesquisa disponíveis para download em seus telefones. Isso envolverá a solicitação aos usuários de dispositivos Android existentes e novos na Europa, quais navegadores e aplicativos de busca eles gostariam de usar, explica Kent Walker, vice-presidente sênior de Assuntos Globais.

Sem data prevista

Não há detalhes sobre quando essa mudança ocorrerá para o Android. No entanto, o Google diz que tanto os usuários novos quanto os existentes terão que escolher seu navegador e mecanismo de busca preferidos.

O Google é o segundo gigante da tecnologia a oferecer aos usuários uma opção de navegadores. Isso depois que a Microsoft foi forçada pela Comissão Européia a fazer o mesmo no Windows. O Internet Explorer foi pré-instalado em todas as versões do Windows. Porém, seguindo essa decisão, os usuários europeus também puderam definir outros navegadores como padrão ao executar o sistema operacional pela primeira vez.

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Opera 51 para Android é lançado com VPN gratuita

Opera 51 para Android é lançado com VPN gratuita

Samba 4.10 lançado com aprimoramentos e suporte para Python 3

Samba 4.10 lançado com aprimoramentos e suporte para Python 3