Google volta atrás e deve reconsiderar o suporte a imagens JPEG-XL no Chrome

Claylson Martins
2 minutos de leitura

A chiadeira foi grande desde o ano passado quando o Google anunciou que acabaria com o suporte a imagens JPEG-XL no navegador Chrome e todos os demais derivados do Chromium. Porém, o JPEG-XL tem sido visto de forma bastante favorável como um formato de imagem com perdas/sem perdas de última geração, isento de royalties, com desempenho muito melhor do que o JPEG, eles resolveram pensar melhor antes de tomar uma decisão tão drástica. Para grande surpresa, o Google Chrome estava se preparando para desaprovar o suporte a imagens JPEG-XL em seu navegador. Agora, o Google volta atrás e deve reconsiderar o suporte a imagens JPEG-XL no Chrome.

Eles não expressaram interesse suficiente e outros fatores para remover tão rapidamente o suporte JPEG-XL de seu navegador. Eles foram em frente e removeram o suporte para este padrão JPEG de última geração, enquanto agora, meio ano depois, eles podem estar pensando duas vezes.

Google volta atrás e deve reconsiderar o suporte a imagens JPEG-XL no Chrome

Agora, o rastreador de problemas do Chromium ao reconsiderar o suporte a JPEG-XL foi atualizado. Esse tíquete foi criado em parte porque este ano a Apple decidiu oferecer suporte a JPEG-XL em seu navegador Safari. Dada a influência da Apple e o crescente interesse da indústria ainda em torno do JPEG-XL, o Google abandonar o formato de imagem em favor de querer empurrar AVIF e WebP pode ter sido prematuro.

atualização mais recente no ticket diz:

“Definindo o status como sem triagem e solicitando que alguém da respectiva equipe de desenvolvimento analise isso para obter mais atualizações.Obrigado!!”

Veremos se o suporte a JPEG-XL acaba retornando ao Google Chrome, mas por enquanto estamos apenas cautelosamente otimistas.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.