O navegador Chrome 120 acaba de ser lançado sem o suporte ao Theora. Assim, o Google lançou na quarta-feira o Chrome 120 como a versão mais recente de seu navegador multiplataforma. A maior novidade é que o Chrome 120 retira suporte ao Theora e adiciona melhorias de WebGPU e CSS.
O novo Chrome 120 é a versão que descontinua e remove o suporte do Theora. O formato de vídeo Theora tem pouca utilização atualmente e com os crescentes riscos de segurança em torno do excesso de código no navegador da web, o Google está se preparando para eliminar o código.
A partir de agora está começando um experimento estável de 1% onde o suporte do Theora está sendo recusado. No próximo mês, ele se tornará um experimento 50% estável e, em fevereiro, o código do Chrome 123 será removido. Seguindo o Google Chrome, a Mozilla também está de olho na remoção do Theora.
“Chrome 120.0.6099.62 (Linux e Mac), 120.0.6099.62/.63 (Windows) contém uma série de correções e melhorias – uma lista de alterações está disponível no log. Fique atento às próximas postagens do blog do Chrome e do Chromium sobre novos recursos e grandes esforços realizados em 120.
O canal Extended Stable foi atualizado para 120.0.6099.63 para Windows e 120.0.6099.62 para Mac, que será lançado nos próximos dias/semanas.”
Chrome 120 retira suporte ao Theora e adiciona melhorias de WebGPU e CSS
O Chrome 120 adiciona uma série de novos recursos CSS, incluindo suporte à sintaxe de “imagem” para propriedades personalizadas registradas, sintaxe “transform-function” e “transofrm-list” para propriedades personalizadas registradas, o seletor de pseudoclasse :dir(), funções exponenciais , o método check() para a API de carregamento de fontes e suporte para mascaramento CSS. O Chrome 120 estável está disponível para Windows, Mac e Linux.
O Chrome 120 também adiciona suporte f16 ao WebGPU e um limite maxBindGroupsPlusVertexBuffers. O Chrome 120 adiciona ainda um recurso de script para consultas de mídia e vários outros novos recursos de desenvolvimento web.
O Chrome 120 também traz uma série de correções de segurança, conforme detalhado no Chrome Release Blog. Mais detalhes sobre os muitos novos recursos que você pode encontrar no Chrome 120 em ChromeStatus.com.