Depois de muita discussão, o Google admite que o modo de navegação anônima no Chrome não é tão privado quanto você esperava. Na verdade, muita gente já sabia que a privacidade não estava garantida, mesmo usando o modo de navegação anônima. No entanto, muitas pessoas presumem que o modo de navegação oferece maiores níveis de privacidade do que realmente oferece.
Agora o Google admitiu isso. A empresa está atualizando sua descrição do modo de navegação anônima em resposta a uma ação judicial. A redação revisada deixa claro que o Google continua coletando dados sobre a atividade do usuário no modo de navegação anônima.
Embora o Google nunca tenha dito que o modo de navegação anônima protegia os usuários do Chrome da coleta de dados e rastreamento online, também nunca disse o contrário. Isso levou muitas pessoas a presumir que mudar para o modo anônimo oferecia o mesmo nível de segurança e privacidade que usar uma VPN – algo que simplesmente nunca foi remotamente verdadeiro.
Google admite que a navegação anônima no Chrome não é tão privada assim
Conforme observado por MSPoweruser, a descrição atual que aparece ao alternar para o modo de navegação anônima é:
Você ficou anônimo
Agora você pode navegar com privacidade e outras pessoas que usam este dispositivo não verão sua atividade. No entanto, downloads, favoritos e itens da lista de leitura serão salvos.
Na última versão Canary do Chrome, no entanto, isso foi alterado e agora diz:
Você ficou anônimo
Outras pessoas que usam este dispositivo não verão sua atividade, então você poderá navegar com mais privacidade. Isso não mudará a forma como os dados são coletados pelos sites que você visita e pelos serviços que eles usam, incluindo o Google. Downloads, favoritos e itens da lista de leitura serão salvos.
O texto da atualização será gradualmente filtrado para versões do Chrome que não sejam Canary, embora o momento exato ainda não seja conhecido.