Google Chrome alerta usuários sobre extensões problemáticas

google-chrome-criptografia-pos-quantica-pode-quebrar-conexoes-tls

O Google Chrome 117, a próxima versão principal do navegador dominante do Google, informará os usuários se uma extensão instalada não estiver mais disponível na Chrome Web Store. Assim, o navegador Google Chrome alerta usuários sobre extensões problemáticas.

As extensões do navegador podem ser removidas da loja oficial do Chrome para extensões por vários motivos: os desenvolvedores de extensão podem retirá-los da loja, o Google pode removê-los devido a malware ou violações de políticas.

As extensões geralmente não são desativadas ou removidas dos dispositivos do usuário. Extensões maliciosas são desativadas automaticamente, mas o mesmo não é verdade para extensões que violam políticas ou foram removidas por seus desenvolvedores.

A partir do Google Chrome 117, os usuários são alertados quando uma extensão não está mais disponível na Chrome Web Store. O Google limita os alertas aos três casos mencionados neste momento.

Google Chrome alerta usuários sobre extensões problemáticas

fonte: Google

O Google observa que “projetou essa mudança para manter o ecossistema seguro para os usuários, limitando as chances de que isso afete as extensões genuínas”.

Os usuários podem ver os alertas em Privacidade e segurança nas configurações do Chrome ou quando abrem a página de gerenciamento de extensões no navegador. Lá, eles serão informados se uma ou mais extensões instaladas não estiverem mais disponíveis na Chrome Web Store. Um clique no botão de revisão leva a outra página com detalhes.

O Google revela o motivo da remoção da página, incluindo o alerta “esta extensão contém malware”.

Os usuários do Chrome podem remover as extensões uma a uma ou todas juntas. Eles também podem manter as extensões, embora isso não seja recomendado se uma extensão for sinalizada como maliciosa.

fonte: Google

Pode acontecer que os problemas sejam resolvidos. Uma extensão ou dados relacionados podem ser modificados pelo desenvolvedor se uma violação de política for detectada. As extensões podem ser republicadas na Chrome Web Store e o Google diz que isso removerá o alerta.

Os usuários do Chrome que executam a versão 116 do navegador já podem ativar o recurso.

  1. Carregue chrome://flags/#safety-check-extensions na barra de endereço do navegador.
  2. Defina o status do sinalizador experimental como Ativado.
  3. Reinicie o Google Chrome.

A nova funcionalidade já deve estar disponível no navegador. Definir o status do sinalizador como Padrão redefine-o novamente.

Resumindo

A próxima mudança aumenta a transparência das remoções de extensões da loja virtual do Google para o Chrome. O navegador não exibe alertas, por exemplo, por meio do ícone de extensão na barra de ferramentas principal, o que melhoraria ainda mais a visibilidade.

Fonte