O Google está apostando alto na durabilidade e qualidade dos Chromebooks. Tanto assim, que a empresa anunciou que fornecerá atualizações do Chromebook por 10 anos se o hardware durar uma década. Portanto, o Google anunciou que entregará atualizações automáticas para Chromebooks por 10 anos, pelo menos. Até agora, os dispositivos só tinham, no máximo, oito anos de atualizações. Porém, mesmo com este prazo considerável, a limitação estava causando preocupação para instituições de ensino e usuários domésticos.
Uma década inteira de atualizações é a tentativa do Google de manter os Chromebooks seguros por mais tempo, embora não esteja claro quantos laptops com ChromeOS durarão tanto tempo. O Google ressalta que 10 anos de atualizações automáticas regulares é “mais do que qualquer outro sistema operacional se compromete hoje”.
A mudança significa que a partir de 2024, qualquer Chromebook lançado em 2021 ou posteriormente receberá atualizações automaticamente por 10 anos. Qualquer pessoa com um dispositivo anterior a 2021 terá que optar manualmente pela extensão do suporte por até uma década a partir da data de lançamento do Chromebook.
O Google explica:
A segurança é a nossa prioridade número um. Os Chromebooks recebem atualizações automáticas a cada quatro semanas que tornam seu laptop mais seguro e ajudam a durar mais tempo. E a partir do próximo ano, estenderemos essas atualizações automáticas para que seu Chromebook obtenha segurança, estabilidade e recursos aprimorados por 10 anos após o lançamento da plataforma.
Uma plataforma é uma série de componentes projetados para funcionarem juntos – algo que um fabricante seleciona para qualquer Chromebook. Para garantir a compatibilidade com nossas atualizações, trabalhamos com todos os fabricantes de componentes de uma plataforma (para itens como processador e Wi-Fi) para desenvolver e testar o software em cada Chromebook.
Google fornecerá atualizações do Chromebook por 10 anos se o hardware durar uma década
É claro que há a questão de quantos Chromebooks sobreviverão a 10 anos de uso. Para ajudar com isso, o Google está acelerando o processo de reparo no Programa de reparo do Chromebook. A empresa reconhece, no entanto, que todos os Chromebooks acabarão por morrer e, portanto, está facilitando ao máximo a sua reciclagem.
Mais detalhes estão disponíveis no anúncio do Google aqui.