Mesmo a inteligência artificial já existindo há algum tempo, as coisas só deram uma “alavancada” com o lançamento do ChatGPT da OpenAI no final de 2022. O Google, embora considerado por alguns como atrasado para mostrar o seu modelo de IA generativa, o mesmo tem integrando-a em vários produtos como Workspace e Search. Agora, o Google parece estar estendendo seus recursos de IA para o Android Auto, com foco em resumir mensagens longas.
Recursos de IA encontrados no código do Android Auto
Detalhes encontrados no código do Google app versão 14.52 (beta) pelo pessoal do 9to5Google indicam que há planos para a inteligência artificial criar um breve resumo de uma “conversa ocupada”. Poderíamos sugerir que esta adição funcionaria junto com o recurso atual, permitindo que as mensagens fossem lidas em voz alta usando o modo de direção do Google Assistente, em vez de substituí-lo.
Assim que o recurso for implementado, os usuários podem esperar a seguinte descrição:
O Assistente agora pode resumir suas mensagens. Esses resumos serão gerados por inteligência artificial, portanto é possível que haja erros. Você pode desativar isso a qualquer momento nas configurações do Android Auto. Gostaria de continuar e pedir ao assistente para resumir suas conversas ocupadas?
Esta explicação esclarece a funcionalidade pretendida e é ótimo que o Google reconheça o potencial de erros nos resumos gerados por IA. No entanto, uma perspectiva cética pode questionar a utilidade de tal recurso, considerando a possibilidade de a IA interpretar mal o contexto crítico dentro de uma conversa.
O que representa essa adição em termos de praticidade?
Um cenário prático para a utilidade desse recurso são chats em grupos movimentados, onde os usuários trocam mensagens constantes. Você provavelmente preferirá que cada mensagem não seja lida em voz alta. Embora não haja uma representação visual de como seriam esses resumos no momento, mais clareza sobre esse aspecto poderá surgir à medida que nos aproximamos de um lançamento mais amplo.
No entanto, o cronograma específico para quando esse recurso estará disponível para todos os usuários permanece desconhecido. Esperamos que seja em breve, já que, mesmoesses recursos de IA já estando presentes na experiência de mensagens do Android, como pode ser visto em funcionalidades como Magic Compose no Google Messages, esta nova integração representa uma abordagem única e pode suscitar reações diversas por parte dos utilizadores. Dados os avanços nas capacidades de IA feitos pela empresa este ano, é bastante claro que 2024 será um ano particularmente ativo para o gigante das buscas.