Chaves de acesso

Google oferece uma grande atualização para chaves de acesso biométricas seguras

Imagem com atualização para chaves de acesso biométricas

As senhas são essenciais para manter nossa privacidade. No ano passado, o Google começou a introduzir tokens de autenticação criptograficamente seguros vinculados à sua biometria. Depois que você estiver configurado para usá-los, as chaves de acesso oferecem muitas vantagens sobre as senhas, aumentando a segurança e a conveniência ao mesmo tempo. Agora, o Google está tornando ainda mais fácil chegar a esse ponto, pois melhora a maneira como você adiciona as chaves de acesso biométricas a todos os seus dispositivos.

Chaves de acesso do Google

Até agora, os usuários do Android conseguiram salvar chaves de acesso no Google Password Manager e usá-lo para sincronizá-las em outros hardwares Android. Mas se você quisesse usá-las em outras plataformas, isso envolvia um processo um pouco complicado envolvendo códigos QR.

Objetivando incentivar o uso de chaves de acesso, o Google está trabalhando para eliminar essas barreiras entre o acesso multiplataforma e anunciou hoje que seu Password Manager está adicionando suporte para chaves de acesso no Windows, macOS e Linux. Também há acesso beta para o Chrome OS e, embora o suporte para iOS ainda não esteja pronto, ele também está em andamento.

Imagem com atualização para chaves de acesso biométricas

O Google também está dando às chaves de acesso um pequeno ajuste para aumentar ainda mais sua segurança, pedindo que você defina um PIN. Isso pode parecer um pouco contraintuitivo para um sistema destinado a substituir senhas, mas a empresa diz que ajudará a garantir criptografia de ponta a ponta e manter seus dados privados. Para começar a tornar todos os seus dispositivos tão seguros quanto seu telefone Android, acesse o site do Gerenciador de Senhas do Google hoje mesmo.

Senhas de acesso ou Passkey

Uma passkey (chave de acesso em português) é um sistema de credenciamento digital usado como método de autenticação para um site ou aplicativo. O padrão Passkeys é um método de autenticação sem senha, amplamente divulgado pelo World Wide Web Consortium e pela FIDO Alliance. Esses passkeys são normalmente armazenados pelo sistema operacional ou navegador da web e sincronizados entre dispositivos do mesmo ecossistema usando a nuvem. No entanto, também é possível restringi-los a um único dispositivo, como uma chave de segurança física.

As passkeys foram desenvolvidos com o objetivo de oferecer maior conveniência e resistência ao phishing em comparação aos métodos tradicionais de autenticação. Geralmente, eles são protegidos por posse (do dispositivo ou chave de segurança) e frequentemente utilizam a biometria como um fator adicional de segurança, eliminando a necessidade de o usuário memorizar uma senha. Isso torna o processo de autenticação mais ágil e seguro.

Via: Android Authority