Google pode enfrentar mais multas da União Europeia

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O Google pode enfrentar mais multas da União Europeia (UE) mais uma vez. Após um processo de US$ 2,4 bilhões (quase R$ 12,7 bi) e mudanças na forma como seu serviço de comparação de compras funciona na UE, o Google pode estar em apuros novamente.

Os concorrentes do comércio europeu da empresa ainda não estão satisfeitos com a forma como o Google exibe seus resultados do Google Shopping no topo de seus resultados, dizendo que seu modelo de leilão apenas leva a preços mais altos para os consumidores.

As empresas se uniram e pediram aos reguladores anticompetitividade da UE que analisem o assunto novamente com a nova regulamentação da União Europeia agora em vigor.

Google enfrenta União Europeia em novas multas

De acordo com o Reuters (Via: Android Police), as empresas em questão são principalmente sites de comparação de preços de diferentes países da UE, como Idealo na Alemanha, Kelkoo no Reino Unido, LeGuide na França e PriceRunner na Suécia, somando 43 empresas.

O esforço conjunto acusa o Google de quebrando o novo Digital Markets Act (DMA), que foi implementado para reinar no controle que os gatekeepers da Big Tech têm sobre todos os aspectos da vida digital. As novas regras oferecem muita margem legal quando se trata de melhorar a situação, incluindo medidas como desmembramento de empresas.

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O Reuters cita uma carta enviada pelas empresas onde explicam que precisam competir entre si e com o Google para aparecer no carrossel do Google Shopping no topo das páginas de resultados de pesquisa.

Os sites de compras argumentam que seus recursos são mais bem gastos em oferecer os melhores preços para os consumidores. Ao mesmo tempo, o Google arrecadaria uma parte do lucro dos comerciantes e de outros sites de comparação de preços.

Este apelo do site de comparação de compras pode ser apenas o primeiro de uma série de ataques ao Google e outros grandes players sob o novo regulamento DMA. As novas regras incentivam os players europeus a competir com o gigante da indústria de tecnologia.

O Google tem sido frequentemente alvo de reguladores anticompetitivos europeus, mesmo antes de o DMA ser ratificado. Entre outras coisas, a UE conseguiu mudar a forma como os acordos de licenciamento do Google para Android funcionam no mercado europeu.

O Google não pode forçar os fabricantes a vender apenas telefones e dispositivos com o Google Play Services, permitindo que empresas como a Fairphone distribuam produtos com e sem aplicativos do Google.