Novo iPad

Apple prepara iPad 11 com chip A17 Pro e IA

A Apple prepara a 11ª geração do iPad de entrada com melhorias discretas. O destaque é a troca para o chip A17 Pro, proporcionando maior desempenho e suporte ao Apple Intelligence. O lançamento está previsto para esta primavera.

iPad 11 chip A17

A Apple está prestes a atualizar seu iPad mais acessível após 2,5 anos, mas as mudanças esperadas são discretas. O modelo de 11ª geração deve ser apenas um aprimoramento de especificações, mantendo o design e os principais recursos da versão anterior.

Apple prepara novo iPad de entrada, mas mudanças são limitadas

iPad 11 chip A17

O principal destaque do iPad 11ª geração será a troca do chip. Seguindo a estratégia do iPad mini 7, a Apple deve substituir o A14 Bionic pelo A17 Pro. Essa atualização trará um ganho de até 40% no desempenho da CPU, saindo de um processador lançado em 2020 junto com o iPhone 12 para um de 2023, presente no iPhone 15 Pro.

Além disso, a memória RAM será expandida de 4GB para 8GB, melhorando a capacidade de multitarefa e a experiência geral do usuário.

Outro aspecto relevante é a presença do Apple Intelligence. Com isso, o iPad 11 contará com funcionalidades avançadas de inteligência artificial, incluindo o Genmoji, Image Playground, suporte ao ChatGPT e uma versão aprimorada da Siri.

Possíveis melhorias

Não há rumores significativos sobre outras melhorias no dispositivo. Pequenas mudanças nas opções de cores podem ocorrer, e há possibilidade de que o novo modelo suporte Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3, melhorando a conectividade.

Um recurso que pode surpreender é o Stage Manager. Introduzido no iPadOS 16, esse modo de multitarefa exigia inicialmente um iPad Pro com chip A12X ou um iPad Air com M1. Considerando que o A17 Pro é muito mais poderoso, há chances de que essa função seja liberada para o iPad 11.

Lançamento e expectativas

Apesar da longa espera por uma nova geração, essa atualização é basicamente um ajuste de especificações. Uma das grandes novidades para os iPads em 2024 foi a mudança da câmera para orientação horizontal, mas o iPad de entrada já recebeu essa melhoria em 2022.

Se a Apple aumentar o armazenamento base de 64GB para 128GB, poderá tornar o lançamento um pouco mais interessante. A expectativa é que esse novo iPad chegue ao mercado na primavera deste ano.