Novo recurso do Google Chrome deixa a navegação ainda mais rápida

5-melhores-navegadores-para-android-em-2023

De acordo com o próprio Google, a versão mais recente do Chrome para dispositivos desktop agora vem com um novo recurso de aumento de desempenho. Esse novo recurso do Google Chrome foi projetado para liberar memória e tornar a navegação na web mais suave.

Esse novo recurso recebeu o nome de Memory Saver (Economia de memória), liberará até 30% de toda a memória ao suspender as abas inativas, memória do sistema que será utilizada pelas abas ativas.

Novo recurso economia de memória do Google Chrome acelera a navegação

De acordo com o gerente de produtos do Grupo Chrome, Mark Chang, “o modo de economia de memória libera memória das guias que você não está usando no momento, para que os sites ativos em que você está navegando tenham a experiência mais suave possível”.

“Isso é especialmente útil se você estiver executando outros aplicativos intensivos, como editar vídeos familiares ou jogar”, completou Chang.

As guias inativas suspensas serão recarregadas automaticamente quando os usuários precisarem delas. Você também poderá marcar seus sites mais importantes para que o recurso economia de memória saiba que não deve suspender suas guias.

novo-recurso-do-google-chrome-deixa-a-navegacao-ainda-mais-rapida

O Google também anunciou um segundo recurso de melhoria de desempenho, conhecido como Energy Saver (economia de energia), capaz de prolongar a duração da bateria do seu notebook. Este modo entrará em ação assim que a bateria cair para 20% e economizará energia ao limitar alguns efeitos visuais e atividades em segundo plano nas guias abertas.

“Quando você está navegando na Web com o Chrome e o nível da bateria do dispositivo atinge 20%, o Chrome economiza bateria limitando a atividade em segundo plano e os efeitos visuais para sites com animações e vídeos”, acrescentou Chang.

Versão do Chrome mais recente

Embora introduzidos com a versão mais recente para desktop do Google Chrome, os recursos Memory Saver e Energy Saver serão lançados em todo o mundo nas próximas semanas para dispositivos Windows, macOS e ChromeOS.

Você pode desativar os dois modos no menu Configurações do Google Chrome, acessível por meio do menu de três pontos no canto superior direito. Em julho, o Google também anunciou que começou a testar um novo recurso ‘Quick Intensive Throttling’ que reduziria o tempo de uso da CPU em 10%, estendendo assim a vida útil da bateria para laptops e dispositivos móveis.

Isso ainda está na fase de teste do desenvolvedor e pode ser ativado ativando o sinalizador #quick-intensive-throttling-after-loading do Chrome via chrome://flags.