O Google se prepara para lançar a sua nova série de smartphones Pixel 7 em 6 de outubro. Enquanto isso, a empresa realizou outro evento anual, o Search On, usado para mostrar tudo o que há de novo na Pesquisa e produtos relacionados, como a pesquisa múltipla para o Lens e vários novos recursos para o Maps. Pois bem, você precisa saber que a Pesquisa Google ficará ainda mais rápida, te apresentando resultados antes mesmo da digitação terminar. Além disso, prepare-se para que a Pesquisa Google se torne muito mais visual e baseada em vídeo.
Pesquisa Google ainda mais rápida
O Google explicou em uma postagem no blog, que quer se tornar mais proativo em relação aos resultados que oferece, trabalhando para “fazer com que você possa fazer perguntas com menos palavras, ou até mesmo nenhuma, e ainda entenda exatamente o que você quer dizer”.
A Pesquisa do Google fornecerá respostas mesmo que você ainda esteja digitando suas consultas. De acordo com o Google, você verá pequenas sugestões de preenchimento automático abaixo do campo de entrada enquanto digita. Depois de clicar neles, um pequeno cartão com detalhes para sua consulta aparecerá, juntamente com mais informações.
Quando você ainda não sabe exatamente o que deseja encontrar, o Google oferece uma linha extra de sugestões de pesquisa. Por exemplo, você pode pesquisar quais lugares visitar nas férias, então, ao começar a digitar “melhores cidades do méxico”, o Google fornecerá diferentes ângulos para você.
O Google fornecerá preenchimento automático com termos como “para famílias”, “para expatriados”, “visitar”, “se aposentar” e muito mais. Depois de tocar neles, você verá uma coleção de cidades como resultados preliminares, especificamente adaptados à sugestão selecionada. Você pode escolher qualquer uma dessas cidades para acessar os resultados do Google para esse local.
De certa forma, o Google está cortando os sites usuais que normalmente forneceriam uma lista das “10 melhores cidades para visitar no México para famílias” ou algo assim. Talvez as coisas fiquem ainda melhores para você, que poderá contar com mais agilidade e melhores resultados para sua pesquisa.
Resultados melhor exibidos
O Google também está reformulando a forma como os resultados de pesquisa são exibidos para determinados tópicos. Está usando a cidade mexicana de Oaxaca como exemplo.
A nova pesquisa deve ser muito mais visual e contextual, com o Google exibindo coleções de imagens e vídeos semelhantes a histórias perto do topo, atalhos para clima e direções e breves sinopses informativos retirados da Wikipedia.
A nova e mais contextual pesquisa estará disponível apenas nos próximos meses. Resta saber se o Google realmente será capaz de realizar essas mudanças. Eles podem perturbar sites de viagens especializados perdendo tráfego ou reguladores que veem o Google ultrapassando os limites com esse novo layout, com a empresa potencialmente superrepresentando seus próprios serviços, como Google Maps e YouTube, em vez de fornecer uma visão mais orgânica da web, destaca o Android Police.