O YouTube é uma das plataformas de streaming mais utilizadas no mundo inteiro. Para os usuários que não assinam sua versão Premium, precisam conviver com alguns anúncios. Além disso, a plataforma sinda usa suas informações para recomendar vídeos. Isso em qualquer versão. No entanto, o YouTube não está mais exibindo vídeos recomendados para usuários desconectados de uma conta do Google ou usando o modo de navegação anônima, deixando as pessoas preocupadas por estarem sendo intimidadas para estarem sempre conectadas ao serviço.
YouTube não recomenda mais vídeos, caso você não esteja conectado a uma conta Google
O YouTube está “dispensando” a recomendação de vídeos, a menos que você esteja conectado em uma conta Google. Essa mudança, que está sendo implementada agora, mostra uma página inicial simples do YouTube, sem vídeos ou dicas sobre o que assistir.
Antes, mesmo no modo de navegação anônima ou quando não estava logado, o Google ainda mostrava sugestões de vídeos. Mas isso não está mais acontecendo. A empresa parece querer empurrar a todo custo uma conexão com sua conta para que isso aconteça.
Agora, os usuários veem uma mensagem dizendo “Comece” e “Comece a assistir vídeos para nos ajudar a criar um feed de vídeos que você vai adorar” quando abrem o YouTube no modo de navegação anônima, e os vídeos não são mais recomendados.
Recomendação de vídeos
Em vários testes realizados pelo Bleeping Computer em diferentes computadores, foi observado que mesmo quando eles procuraram algo no YouTube, ele não mostra nenhuma sugestão e continuavam vendo a mensagem para assistir mais vídeos. Ou seja, aparentemente, a conta conectada ainda será necessário, mesmo a empresa dizendo que você precisaria apenas assistir alguns vídeos para que a recomendação acontecesse.
Conforme observado por alguns usuários do X, os usuários que limparam seu histórico de pesquisa e exibição ou desativaram as configurações de histórico também não veem sugestões quando estão logados, aponta o Bleeping Computer.
Algumas pessoas acham que o YouTube está sendo agressivo quanto a isso, tentando fazer com que os usuários ativem as configurações de histórico. E, na verdade, pode parecer isso mesmo. A sensação é que os usuários precisam ser rastreados ainda mais do que já são. O BleepingComputer entrou em contato com o Google para saber mais sobre a atualização do YouTube, mas a resposta não foi disponibilizada imediatamente.
Em breve, o YouTube deve se manifestar, ou não, já que o Google não costuma dar satisfação das suas mudanças.