GreenWithEnvy é um aplicativo ideal para quem tem alguns produtos NVIDIA e usa Linux. Com ele, é possível controlar e fazer overclock na placa de vídeo e no processador gráfico NVIDIA. E não é só isso, eu até arriscaria dizer que é um aplicativo para quem é fã dos produtos da marca. Mas hoje, Como instalar o GreenWithEnvy no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE, utilizando um pacote Flatpak.
O GreenWithEnvy (GWE) possui alguns recursos interessantes, você pode visualizar suas estatísticas gerais da GPU, como nome do modelo, versão do driver NVIDIA que você tem instalado, GPU, memória, uso de energia, temperatura e muitos outros recursos. E sem dúvida, ele é o aplicativo mais fácil quando o assunto é fazer overclock em GPUs da NVIDIA.
Com isso, saiba que quase tudo é possível fazer com o GreenWithEnvy (GWE) em suas placas NVIDIA e pode ser até um item obrigatório se você gosta de alterar a potência de suas placas e analisar os gráficos, inclusive através de um histórico.
Bom, se por acaso você quer ver o GreenWithEnvy em funcionamento, confira o vídeo abaixo, criado pelo canal Linux & Projects e veja como é possível fazer overclock em GPUs NVIDIA:
Neste tutorial: Saiba instalar o GreenWithEnvy no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE! Faça overclock em GPUs NVIDIA!
Instalando o GreenWithEnvy no Ubuntu e derivados!
Para instalar o GreenWithEnvy no Ubuntu 19.04, Ubuntu 18.04, Ubuntu 18.10, Ubuntu 16.04 ou superior, execute o comando abaixo. Vale lembrar que neste processo de instalação, vamos utilizar um pacote Flatpak, então caso você já tenha instalado e ativado o Flatpak no Ubuntu ou Linux Mint, pode pular para o Passo 4.
Passo 1 – Instalar e ativar o suporte ao Flatpak no Ubuntu, Linux Mint e derivados:
Passo 2 – Agora, vamos adicionar o repositório Flathub, que é onde vamos baixar e instalar o GreenWithEnvy para seguir com o processo de instalação no Ubuntu, Linux Mint ou derivados:
Passo 3- Agora, precisamos reiniciar o sistema, em seguida, volte neste tutorial e prossiga com a instalação! Para reiniciar você pode utilizar o botão padrão do seu ambiente, ou execute o comando abaixo:
Passo 4 – Execute o comando de instalação do GreenWithEnvy no Ubuntu, Linux Mint e derivados:
Passo 5 – Comando para executar a aplicação:
Instalando o GreenWithEnvy no Fedora e derivados!
Para instalar o GreenWithEnvy no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que o Fedora já vem som suporte ao Flatpak habilitado, então basta executar os comandos abaixo:
Passo 1 – Execute o comando de instalação do GreenWithEnvy no Fedora:
Passo 2 – Comando para executar a aplicação:
Instalando o GreenWithEnvy no Debian e derivados!
Para instalar o GreenWithEnvy no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha o Flatpak ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 4, que seria da instalação:
Passo 1 – Instalar o suporte ao Flatpak no Debian:
Passo 2 – Vamos adicionar o repositório do Flathub:
Passo 3 – Reinicie o sistema, você pode fazer isso manualmente utilizando o botão do seu ambiente ou o comando abaixo:
Passo 4 – E agora, vamos executar o comando para instalar o GreenWithEnvy no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 5 – Comando para executar a aplicação:
Instalando o GreenWithEnvy no CentOS e derivados!
Para instalar o GreenWithEnvy no CentOS, execute os comandos abaixo. Vale lembrar que assim como o Fedora, o CentOS também vem com suporte ao Flatpak por padrão, então basta seguir os passos abaixo:
Passo 1 – Execute o comando de instalação do GreenWithEnvy no CentOS:
Passo 2 – Comando para executar a aplicação:
Instalando o GreenWithEnvy no openSUSE e derivados!
Para instalar o GreenWithEnvy no openSUSE, execute os comandos abaixo. Vamos utilizar um repositório. Caso você já tenha o suporte ao Flatpak instalado e habilitado no openSUSE, pule para o passo 4:
Passo 1 – Instalar o Flatpak
Passo 2 – Agora, vamos adicionar o repositório Flathub:
Passo 3 – Vamos reiniciar, faça isso usando o botão de reiniciar do seu ambiente ou o comando abaixo:
Passo 4 – Execute o comando de instalação do GreenWithEnvy no OpenSUSE:
Passo 5 – Comando para executar o GreenWithEnvy:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o GreenWithEnvy no Linux e que você consiga fazer overclock em sua GPU NVIDIA tranquilamente.