in

GTK 4.2 lançado com renderizador NGL por padrão

Saiba as novidades do GTK.

GTK 4.2 lançado com renderizador NGL por padrão

O GTK 4.2 saiu como a mais nova versão estável deste kit de ferramentas de código aberto e incorpora correções de bugs e outras melhorias. Tudo isso foi feito como resultado de comentários de desenvolvedores trabalhando na transição de GTK3 para GTK4. A principal novidade do GTK 4.2 é que ele foi lançado com renderizador NGL por padrão.

- Anúncios -

O mais empolgante com o GTK 4.2 é mesmo o novo renderizador OpenGL “NGL” sendo o padrão nas plataformas Linux, macOS e Windows. O renderizador NGL é o padrão nessas plataformas principais. No entanto, por outro lado, o renderizador OpenGL antigo ainda está sendo mantido por enquanto e pode ser ativado por meio de uma substituição de variável de ambiente (GSK_RENDERER = gl). Assim, isso deve ajudar a eliminar quaisquer problemas restantes com NGL.

Esta versão é o resultado da rodada inicial de feedback dos desenvolvedores de aplicativos portando seus projetos para GTK4.

portanto, consiste principalmente em correções de bugs e melhorias para a API – mas também adicionamos novos recursos, como um novo renderizador GL; 

várias melhorias em como o kit de ferramentas lida com o Compose e sequências de teclas mortas; 

melhorias no sistema de construção para compilar GTK no Windows e macOS; 

e uma referência de API totalmente nova, gerada a partir dos mesmos dados de introspecção que as ligações de linguagem também consomem.

GTK 4.2 lançado com renderizador NGL por padrão

GTK 4.2 lançado com renderizador NGL por padrão

O renderizador GTK4 NGL deve permitir um desempenho ainda melhor em sistemas móveis e de desktop. O desempenho já deve ser muito bom enquanto os desenvolvedores continuam trabalhando na otimização para ainda mais recursos e desempenho no futuro.

Tivemos um feedback muito positivo de usuários em plataformas móveis usando drivers como Lima, com melhorias perceptíveis em frames por segundo, bem como uso de energia e CPU; 

os dois últimos também impactarão positivamente os usuários de desktops e laptops. O renderizador NGL está apenas no começo: a nova base de código nos permitirá ainda mais melhorias no futuro.

Também em relação ao desempenho, o GTK 4.2 apresenta “melhorias de desempenho em todo o quadro, de shaders GLSL usados ??para renderizar nosso conteúdo, aos objetos de acessibilidade criados sob demanda em vez de antecipadamente.”

Além disso, o GTK 4.2 também está sendo entregue com:

  • melhorias no manuseio de entrada;
  • trabalho contínuo em portabilidade;
  • e recursos do sistema de construção, aprimorando a documentação GTK4;
  • melhor suporte ao protocolo do método de entrada Wayland;
  • desempenho de rolagem aprimorado;
  • aprimoramentos no posicionamento de subpixel do texto e muito mais.

Mais dos destaques do GTK 4.2 podem ser encontrados no Blog GTK.org.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Lançado Proxmox Mail Gateway 6.4

Lançado Proxmox Mail Gateway 6.4

Ataques de ransomware e aos servidores Microsoft Exchange crescem de forma assustadora

Ataques de ransomware e aos servidores Microsoft Exchange crescem de forma assustadora