Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

23/08/2021 às 19:26

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

GTK 4.4 lançado com melhorias contínuas do NGL

GTK 4.4 lançado com melhorias contínuas do NGL

GTK 4.4 foi lançado como a última atualização estável para o kit de ferramentas de código aberto GTK4.

GTK 4.4 viu muito trabalho ainda em seu novo renderizador NGL . Há mais melhorias de desempenho para o renderizador NGL, várias correções de renderização, suporte para o driver Arm Mali e muito mais. Espera-se que o renderizador OpenGL anterior para GTK seja descartado neste próximo ciclo de lançamento, com apenas suporte NGL em vigor.

GTK 4.4 também renomeia seus temas padrão para ser mais claro, muitas melhorias de manipulação de entrada foram mescladas, seu banco de dados de emoji foi atualizado, o Inspetor GTK para depuração agora está habilitado por padrão e o suporte do Windows para GTK4 continua a ser aprimorado.

Mais detalhes sobre as mudanças a serem encontradas na atualização de hoje do kit de ferramentas GTK 4.4 por meio do anúncio GTK.org.

GTK 4.4 lançado com melhorias contínuas do NGL

GTK 4.4 lançado com melhorias contínuas do NGL

GTK 4.4.0 já está disponível para download nos locais habituais. Aqui estão alguns destaques do trabalho desenvolvido.

O renderizador NGL e suporte a GL

O renderizador NGL continuou a ver melhorias. Isso inclui acelerações, correções para renderização transformada, evitando grandes texturas intermediárias e manuseio correto de fontes de cores parciais. Depois de alguma ajuda dos desenvolvedores de driver, o NGL agora funciona corretamente com o driver do Mali. Estamos planejando descartar o renderizador GL original no próximo ciclo.

Fora do GSK, nosso código de configuração OpenGL foi limpo e simplificado. Cada vez mais confiamos no EGL e exigimos o EGL 1.4 agora. No X11, usamos EGL, voltando para o GLX se necessário. No Windows, o padrão é usar WGL. O suporte GL funciona bem com o driver NVidia mais recente.

Temas

Os temas incluídos foram reorganizados e renomeados. Agora enviamos temas que são chamados de Default, Default-dark, Default-hc e Default-hc-dark. O tema Adwaita está mudando para libadwaita. Entre as melhorias de tema menores estão novos sublinhados de erro (agora eles estão pontilhados em vez de ondulados) e suporte para seleções de texto translúcido.

Entrada

O tratamento de entrada teve um desenvolvimento ativo neste ciclo. Nós combinamos o comportamento do método de entrada integrado com IBus para exibir e manipular sequências de composição e chaves mortas. Como parte disso, agora oferecemos suporte a várias teclas mortas e combinações de teclas mortas que não produzem um único caractere Unicode (como ?). Agora, oferecemos suporte total para keyyms de 32 bits, portanto, usar keyyms Unicode (por exemplo, para combinar marcas) funciona.

Emoji

Nossos dados de Emoji foram atualizados para CLDR 39, e podemos estar procurando por dados de Emoji traduzidos por idioma e território (por exemplo, it-ch).

Depurando

O Inspetor agora está habilitado por padrão, então depurar aplicativos GTK deve ser um pouco mais fácil.

janelas

Além das melhorias WGL que já foram mencionadas, agora usamos GL para reprodução de mídia no Windows. Uma grande mudança que ocorreu no final do 4.4 é que agora usamos a API WinPointer para tablets e outros dispositivos de entrada, substituindo a API wintab desatualizada. O suporte DND no Windows também foi aprimorado e o protocolo DND local foi eliminado.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.